Sem categoria

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit: roteiro completo!

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit.

Se você quer saber um pouco mais sobre Puerto Vallarta e Riviera Nayarit ou pretende visitar essa região, esse é o post ideal, vamos trazer todas informações para você elaborar um roteiro completo!

Para quem não sabe, Puerto Vallarta é uma cidade mexicana, pertencente ao estado de Jalisco. Tem mais de 200 mil habitantes e, apesar de não ser conhecida como Cancún e Riviera Maya, é um destino incrível e que é muito pouco conhecido por brasileiros (não vimos nenhum brasileiro além da gente, para se ter uma ideia), mas muito procurado por norte-americanos e canadenses.

É conhecida por ser uma cidade alegre, gay friendly, barata e segundo principal destino de turismo gastronômico do México.

Riviera Nayarit, por sua vez, não é uma cidade, mas sim uma região litorânea de mais ou menos 300km que passou assim a ser denominada com a intenção de atrair investimentos e se tornar um grande polo de turismo. Nela estão abrangidos alguns municípios e povoados.

São duas regiões bem próximas, então quem fica hospedado por ali, acaba conhecendo um pouquinho de cada.

A região não tem aquele mar azul exuberante de Cancún e as praias, no geral, não são tão bonitas, no entanto, nós já sabíamos disso antes de ir e não nos importamos, afinal nem só de lindas praias vivem as viagens (a Grécia, por exemplo, tem várias praias feias e ninguém deixa de visitar o país por isso).

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Assim, vamos narrar como foi passar uma semana neste destino e tudo (ou melhor, quase tudo) que ele tem para oferecer!


Quando ir para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

cropped-cropped-img_0429.jpg

Um fator muito importante é que é sempre um bom momento para visitar Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, pois o sol está sempre forte o ano inteiro. A temperatura média anual é de 25 graus.

De junho a setembro há uma probabilidade maior de chuvas, mas são, normalmente, chuvas rápidas, no final da tarde.

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Como chegar em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit 
cropped-cropped-img_0429.jpg


Não há voos diretos do Brasil, então o melhor jeito de chegar é fazendo uma conexão na cidade do México.

As empresas que encontramos e que fazem o trajeto são: Volaris, Interjet, Viva Aerobus, Aeromexico.

Nossa escolha foi: compramos um voo da Copa Airlines de Brasília com destino à cidade do México (escala no Panamá) e um voo via Interjet.

Atenção porque lá o check-in deve ser feito com, no mínimo, uma hora de antecedência, caso contrário você perde o voo. Nós, acostumados com o Brasil, que tem um prazo maior, perdemos o voo e tivemos que comprar outro de última hora e por um preço bem superior ao pago anteriormente. Assim, certifique-se de não enrolar para fazer o check-in.

Para ler incríveis dicas sobre como encontrar bons preços de passagens, leia o post: Como encontrar bons bons preços de passagens.

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit
Marina de Vallarta

Para pesquisar preço usem o Skyscanner, que é sempre nossa opção preferida.


Onde ficar em Puerto Vallarta 
cropped-cropped-img_0429.jpg


Há muitos hotéis maravilhosos e opções para todos os bolso. Há opções boas tanto em Puerto Vallarta quanto em Riviera Nayarit. Achamos os preços bem inferiores aos encontrados no Brasil, especialmente para resorts all inclusives.

Vamos indicar alguns hotéis bem avaliados:

Resorts com tudo incluído:

  • Hacienda Buenaventura Hotel & Mexican Charm – All Inclusive – diária a partir de 350 reais
  • Buenaventura Grand Hotel & Great Moments – All Inclusive – diária a partir de 500 reais
  • Riu Vallarta All Inclusive – diária a partir de 500 reais
  • Meliá Puerto Vallarta All Inclusive – diária a partir de 500 reais
  • Barceló Puerto Vallarta All Inclusive – diária a partir de 500 reais
  • Riu Palace Pacifico All Inclusive – diária a partir de 700 reais
  • Hilton Puerto Vallarta Resort – All Inclusive – diária a partir de 900 reais
  • Hard Rock Hotel Vallarta All inclusive – diária a partir de 1200 reais

? Preços por casal

Hotéis e pousadas com café da manhã apenas:

  • Container Inn – diária a partir de 100 reais
  • Hotel Portonovo Plaza – diária a partir de 100 reais
  • Comfort Inn Puerto Vallarta – diária a partir de 150 reais
  • Holiday Inn Express Puerto Vallarta – diária a partir de 200 reais
  • Rivera del Rio Boutique Hotel – diária a partir de 200 reais

? Preços por casal

Nossa escolha foi o Riu Palace Pacífico e, mesmo que tenhamos saído bastante do hotel, achamos o custo benefício fantástico. Os restaurantes eram simplesmente incríveis e maravilhosos, poucas vezes comemos tão bem em um hotel.

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Nós fazemos as buscas pelo Booking, que ainda tem um programa de fidelização incrível.

Booking.com

O que visitar em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit 
cropped-cropped-img_0429.jpg


  • Islas Marietas e Playa del Amor (também chamada de Praia Escondida ou Hidden Beach)

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Sem dúvida alguma é o destino mais buscado pelos turistas. É um conjunto de ilhas, sendo reconhecida pela Unesco como reserva da Biosfera. É formada por formações rochosas vulcânicas e muitas vezes só são acessíveis nadando.

Há uma teoria de que, na verdade, a formação da praia teria ocorrido a partir de testes e bombardeios realizados pelo exército mexicano, no início dos anos 1900, o que teria gerado o famoso “buraco” visto do alto.

A visita, quando permitida, é feita em pequenos grupos e custa, em média, 100 dólares por pessoa.

Mas cuidado, não crie grandes expectativas porque pode ser que você não consiga ter acesso à ilha.

Funcionou assim com a gente: fechamos o passeio com a empresa de turismo Ecotours Vallarta e saímos em um grupo de oito pessoas. Ao chegar no local, a equipe ambiental que cerca a ilha só autorizou a entrada de quatro pessoas (a quantidade, segundo a empresa nos disse, é definida apenas na hora). Assim, apenas um de cada casal teve autorização para entrar na ilha.

Não sabemos se existe alguma empresa de turismo que leve apenas grupos de 3 ou 4 pessoas, de modo a garantir que todos no barco tenham acesso à ilha, se existir, com certeza custará bem mais caro.

O lugar é sensacional, muito mais lindo que nas fotos. Vale muito a pena. Indicamos muito a empresa que fomos, a Ecotours Vallarta, são muito atenciosos e profissionais, a guia Cristina é muito divertida e simpática. Há lanche no barco, água e refrigerante.

Além do passeio na isla do amor, é feito snorkeling em umas outras ilhas bem bonitas.

  • Zona romântica

É uma área bem legal, cheia de bares, restaurantes, cafés, lojinhas e onde há o maior agito de casais gays. É ótimo para passar o dia e também a noite. É onde também fica a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe.

  • El Malecón

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

É um calçadão e fica ao lado do centro histórico. Um lugar lindo, com bela vista, há várias esculturas interessantes e muitos restaurantes e bares. Se deseja comprar lembrancinhas, também é o lugar com melhores preços.

Indicamos muito a galeria Tierra Huichol, tem itens maravilhosos e diferenciados, além disso o atendimento é super especial. O Bill conta a história dos vários objetos na loja com muita paciência, vale muito a pena a visita.

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit
Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit
  • Muelle de los Muertos

É um Píer localizado na Playa los Muertos e tem uma arquitetura que chama a atenção. É ótimo para uma caminhada e onde é possível presenciar um lindo pôr do sol.

  • Casitas Maraika

Este é um passeio um pouco diferente, para quem quer algo mais reservado e em contato com a natureza. A estrutura se resume a um hotel e restaurante bem no meio da selva tropical, os quartos não tem paredes, tudo bem rústico, feito de palha. É possível também passar o dia lá, desde que haja uma consumação mínima aproximada de 120 reais por pessoa.

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Aqui a praia é realmente linda e maravilhosa, foi uma das mais belas que encontramos na viagem, vale muito a pena o passeio, mas não se esqueça de enviar um e-mail antes reservando, pois é super concorrido.

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit
Boca de Tomatlan

Além disso, não há acesso de carro ao local, você precisa deixar seu carro num local chamado Boca de Tomatlan (que fica a uns 20 min do centro de Puerto Vallarta) e, de lá, pegar um barco para as casitas. Há vários barqueiros oferecendo o serviço e custa, em média, 50 reais por pessoa (ida+volta).

  • Tour Ritmos de la Noche

É um show bem famoso na cidade. Fica em Caletas, onde você só chega de barco, o show envolve música, dança, fogos, mágicas e conta a história de civilizações antigas.

Confesso que temos um pouco de preconceito com estes tipos de shows e, por isso, optamos por não ir. No entanto, lemos muito sobre o tema e há muitos elogios, dizem que é uma super produção e que há um jantar muito bom incluído.

  • Plaza de Armas

Fica próxima ao Malecón e ao seu redor estão bares, restaurantes, galerias e muitos vendedores ambulantes.

  • Praia de Sayulita

Não é uma praia bonita, como dissemos, as praias aqui não tem a beleza e o azul de Cancún, por exemplo. Mas o que chama atenção aqui é o agito, a quantidade de turistas, de surfistas. Há várias atividades aquáticas disponíveis também como Stand Up Paddle, Snorkeling, etc.

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

É muito animado também durante a noite.

  • Praia Destiladeras

É uma praia pública e bem bonita. Tem menos pedras, então é mais tranquilo para curtir o mar. A areia aqui chega a ser quase branca e há um bar bem tranquilo e com preços justos.

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit
  • Praia La Lancha

Esta praia é exclusiva para surfistas então você precisará de uma prancha. Alugue uma em Punta Mita, custará em torno de 50 pesos (10 reais). Dizem que é muito bonita, mas considerando o trabalho de alugar a prancha, depois voltar na cidade para devolver, optamos por não ir.

  • Praia de los muertos

Perto de Sayulita e você chega lá após atravessar um cemitério. O mar é bem tranquilo, por isso é muito procurada por famílias.

  • Nado com golfinhos em seu ambiente natural

Para quem, assim como nós, não curte aqueles passeios para tirar fotos com golfinhos e outros animais presos, há um passeio bem legal que te permite ter contato com esses animais em seu ambiente natural, em alto mar.

É feito por uma organização que ainda ajuda a preservar e cuidar dos animais e com a participação de guias que são biólogos marinhos.

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Outras informações podem ser encontradas aqui.

Importante ressaltar que este passeio não te permite ter uma certeza absoluta de que conseguirá nadar com os golfinhos, pois isso vai depender da vontade deles e não da sua.

Nós fizemos o passeio e os biólogos procuraram grupos específicos (sem filhotes, por exemplo, pois com filhotes as mães ficam mais ariscas) e, apesar de termos visto vários lindíssimos, não conseguimos nadar com eles, pois eles sempre se afastavam depois de algum tempo.

No entanto, várias pessoas dão sorte e conseguem interagir com os animais (vejam fotos no site da empresa), mas é proibido o contato físico, de modo a preservar a segurança do turista e também dos animais.

Mesmo sem conseguir nadar com eles, adoramos o passeio e indicamos.

  • Observação de baleias jubarte

É um passeio para observar as belas baleias em seu habitat natural. Não fizemos este passeio porque a temporada havia se encerrado no mês anterior e as baleias migraram para outros locais.

  • Visitar lojinhas de artesanato – peças do artesanato Huichol

Há muitas lojinhas com peças lindas e o artesanato huichol é maravilhoso, embora muito caro.

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit
Artesanato huichol
  • Regiões de punta mita, bucerias, sayulita

Nós alugamos um carro e visitamos essas três regiões, que podem ser conhecidas no mesmo dia, vale muito a pena. Você vai parando em cada uma delas e descobrindo cantinhos por conta própria.

Em Punta Mita achamos o mar muito bonito e tranquilo, gostamos muito.


Quanto tempo ficar em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit 
cropped-cropped-img_0429.jpg


Quanto tempo devo ficar em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit?

Como sempre falamos, é relativo, depende do orçamento e bolso de cada um. No entanto, achamos que, como é um destino um pouco demorado para se chegar (escala no Panamá, parada na cidade do México, etc) seria interessante pelo menos uns 5 dias úteis na região.

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Como se locomover em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit 
cropped-cropped-img_0429.jpg


Não usamos o transporte público, mas é muito criticado.

O táxi é bem caro, média de 20 a 30 dólares de Riviera Nayarit para Puerto Vallarta, e, apesar do aluguel de carro não ser barato também, acho que é a melhor opção para quem deseja se locomover e conhecer diversos lugares da região.

No Expedia é possível encontrar tarifas de aluguel de carro a partir de 13 reais, mas não se iluda porque o seguro é bem caro, de modo que a diária sai, em média 150 reais.

Nós alugamos carro por três dias e em outros usamos o táxi.

Você pode também usar serviço de Uber, mas cuidado porque em alguns condomínios em Riviera Nayarit não há autorização para Uber rodar e, passamos por um episódio tenso porque não sabíamos disso. Chamamos o Uber no nosso hotel e, quando ele chegou, um taxista veio imediatamente e quis nos obrigar a descer.

Começou um bate boca terrível e o taxista agrediu o motorista do Uber. Nós não iríamos descer de jeito nenhum para entrar no táxi desse maluco e ficamos lá bem quietinhos, como se não entendêssemos o que ele falava com a gente.

Após mais de 10 minutos de bate e boca o taxista bateu a porta do carro e foi embora. Assim, seguimos viagem com o Uber, mas morrendo de medo de o taxista maluco estar do lado de fora do condomínio para nos dar uma surra rs. Foi tenso, depois disso, não pedimos mais Uber e nos sujeitamos aos preços quase três vezes maiores dos taxistas, até o dia que alugamos o carro.


Onde comer em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit 
cropped-cropped-img_0429.jpg


Como falamos, Puerto Vallarta é um grande centro gastronômico do México, então é possível encontrar restaurantes e bares incríveis.

No nosso caso, como optamos por um resort all inclusive não desbravamos muitos restaurantes diferentes, mas apenas alguns.

De especial podemos citar:

Restaurante La Leche. É muito famoso na região. Seu chefe se destaca por sempre usar ingredientes frescos, comprados no dia. Tanto que não existe cardápio fixo, tudo é pensado e elaborado para o dia e, depois, escrito numa lousa. A decoração é bem charmosa, toda branquinha, com latas de leite. Achamos a comida muito boa e o preço bem justo, o equivalente a 120 reais o menu degustação, por pessoa, composto de 3 entradas, 3 pratos principais e sobremesa.

Em Punta de Mita merece destaque o Blue Shrimp, que tem um atendimento exemplar e uma praia maravilhosa, mar clarinho e quase privativa.

Os restaurantes do nosso hotel também eram sensacionais, nunca comi um japonês tão gostoso, por exemplo. Apesar de muito nos decepcionarmos com os all inclusives do Brasil que oferecem, muitas vezes, um “bandejão” bem básico, lá a comida era incrível, um prato mais fabuloso que o outro. Além disso, com uma apresentação linda e um atendimento sempre de deixar qualquer um encantado.

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit
Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit
Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit
Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Sugestão de Roteiro para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit 
cropped-cropped-img_0429.jpg


Nós fizemos uma viagem de sete dias úteis, sendo que, em alguns deles, optamos por ficar no hotel descansando e curtindo toda estrutura. Se a opção de vocês for também um resort do tipo será natural não sair “todos os dias”, afinal são ótimos para descanso e precisamos de tempo para aproveitar tudo que o hotel tem para oferecer.

No entanto, vamos indicar o seguinte roteiro, parecido com os passeios que fizemos:

Dia 1

Passeio na Isla do Amor. O passeio sai umas 8h e termina por volta das 14h.

Se tiver problemas com enjoo de estômago, tome um remédio, pois o barco balança muito.

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit
snorkeling antes de acessar a ilha

Dia 2

Passeio nado com os golfinhos. Mesmo que não consiga efetivamente nadar com eles, a contemplação é linda. Começa por volta de 8h e termina às 14h.

Dia 3

Passeio no centro histórico, malecón, lojinhas de artesanatos.

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

A noite, após este passeio, jante no La Leche que é relativamente perto.

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Dia 4

Ida às Casitas Maraikas. Passe o dia todo lá, vale a pena!

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Dia 5

Alugue um carro e vá para Saluyta, depois de passear por essa região, siga para Punta de Mita e almoce no Blue Shrimp. Siga para a praia destiladeras para terminar o dia.

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Segurança em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit 
cropped-cropped-img_0429.jpg


Puerto Vallarta não é conhecida como uma cidade violenta, sendo comum apenas ocorrências de pequenos furtos. Mesmo assim, as cautelas de costume precisam ser tomadas, principalmente contra batedores de carteiras.

Além disso, a cidade é longe da fronteira, de modo que não estão presentes brigas de gangues envolvidas com o narcotráfico.

Ainda, apesar de muito se ouvir sobre abuso policial em algumas cidades do México, relatos estes que envolvem principalmente pedido de suborno, há uma grande campanha na cidade indicando que o Departamento de Polícia local tem tolerância zero para estes tipos de abordagens e pedem para que o turistas relatem qualquer incidente o mais rápido possível discando 088.

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Idioma em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit 
cropped-cropped-img_0429.jpg


O idioma oficial é o espanhol, mas todos fazem questão de entender o nosso “portunhol”. Além disso, como a região é muito frequentada por americanos e canadenses, todos falam inglês também.

Além do que, a população é simpática e o idioma não será um grande problema.

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Moedas e Gastos em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit 
cropped-cropped-img_0429.jpg


A moeda oficial é o peso mexicano, mas o dólar é amplamente aceito. Mas atenção porque o troco será em  peso.

Assim, 1 real é mais ou menos 5,4 pesos mexicanos (cotação em abril de 2018). Na prática, para facilitar, só dividíamos o valor por 5 para ter uma ideia de quanto seria em real.

Nossa opção foi por não levar a moeda deles, mas sim dólares porque, no nosso caso, tínhamos bastante, pois havia sobrado de outra viagem.

Além disso, as coisas, no geral, tem preços parecidos com os do Brasil – aluguel de carro, comida, lembrancinhas. Só o táxi que achamos bem mais caro.

Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Chip de Celular 
cropped-cropped-img_0429.jpg


Nem sempre compramos chip de celular, primeiramente para não ficarmos ligados o tempo inteiro nas redes quanto e também porque a maioria dos estabelecimentos acabam disponibilizando uma rede Wi-Fi.

No entanto, para quem vai dirigir e usar o GPS do celular é bastante importante, acho que ajuda a não se perder em uma cidade com a qual você não está bem familiarizado com o trânsito.

Assim, se você achar interessante ter um chip, indicamos a Easysim4you. É uma empresa maravilhosa, com cobertura em todo mundo. O chip chega bem rápido em sua casa! Nós já usamos e aprovamos!

Se tiver interesse, use o seguinte link, você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão! 🙂

https://www.easysim4u.com/?sourceCode=hajaviagem
Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Seguro Viagem 
cropped-cropped-img_0429.jpg


Nós indicamos a parceira Seguros Promo porque, preenchendo os dados solicitados, você consegue orçamentos de diversas empresas que oferecem o serviço e pode analisar cada um deles, decidindo pelo que melhor atenda seus objetivos. Há opções bem baratas, vale muito a pena conferir!

Além disso, usando nosso cupom HAJAVIAGEM5 você ainda ganha 5% de desconto no valor do orçamento.

Assim, confira os valores acessando este link ou o banner do lado direito da página.

infografico_sp_2
Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Dicas Gerais para uma viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit
cropped-cropped-img_0429.jpg


  • Não é necessário nenhuma vacina específica.
  • O mar é gelado, mas como é muito quente o clima, você nem sofre “muito”. Muitas praias tem pedrinhas, então se tiver aquela sapatilha própria para água, aconselho levar.
  • Achamos o centro muito legal, especialmente porque não tinha aqueles vendedores ambulantes que abordam turistas a cada meio passo dado. Na verdade não vimos nenhum vendedor ambulante, assim como também não vimos pedintes.
  • No hotel, mesmo sendo all inclusive, é costume deixar uma gorjeta após as refeições, nós deixávamos pelo menos nos jantares.
  • Cuidado com as horas dos passeios, pegamos trânsito intenso.
  • Se estiver em um condomínio em Riviera Nayarit, não aconselhamos pedir Uber para sair de lá, para retornar é tranquilo.
  • No aeroporto do México cuidado com o horário do check in, como dissemos, deve ser feito pelo menos uma hora antes. O aeroporto é muito grande, os terminais distantes um do outro (precisa pegar um trem interno), então não agende os voos de escala com horários muito apertados.
Viagem para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Então é isso, espero que tenham gostado e, se tiver ficado alguma dúvida, é só entrar em contato, teremos o maio prazer em ajudar! 🙂

Uma goiana e um gaúcho, ambos formados em Direito, funcionários públicos em Brasília e uma paixão em comum: conhecer o mundo!

2 Comentários

    • hajaviagem

      Oi Ozeias! Você não sabe o quanto esses feedbacks são legais! Muitíssimo obrigada, espero que tenha uma otima viagem!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: