Sem categoria

O que fazer em Bergen? Um guia completo!

O que fazer em Bergen

Bergen definitivamente é a cidade que escolheríamos para morar, caso tivéssemos que sair do Brasil. É uma cidade tão linda, charmosa, pequena e acolhedora que não dá vontade de ir embora. Em nossa viagem de 30 dias por diversas cidades da Europa foi a que mais gostamos, com certeza! Achamos a cidade bem mais legal e bonita que Oslo, que também é incrível.

Para quem quer conhecer as belezas da Noruega e seus fiordes, Bergen é um excelente ponto de partida, ela é a segunda maior cidade da Noruega e tem suas origens na Era Viking.

A cidade é considerada uma das mais chuvosas do mundo e a mais chuvosa da Europa,  com aproximadamente 250 dias de chuvas por ano. No período que estivemos lá pegamos duas tardes de chuvas, mas chuvas bem leves, que não atrapalharam os passeios, conseguíamos caminhar normalmente pelas ruas com um casaco impermeável com capuz.

Vamos contar agora um pouco sobre nossa experiência.


Quando ir para Bergen
cropped-cropped-img_0429.jpg


De setembro a dezembro é o outono, com folhas secas e um frio já bem intenso, principalmente para nós brasileiros.

Não só a Noruega, mas toda Escandinávia tem um inverno muito rigoroso, mas, ao contrário de Oslo onde o inverno é muito pesado, com temperaturas que chegam a -10ºC, em Bergen o inverno é um pouco mais ameno, sendo raros os anos onde a temperatura fica negativa. Mas, de todo jeito é bastante frio e além disso, há pouco sol, em média umas 7 horas de claridade por dia, o que vai te impedir de aproveitar as atrações da cidade.

De março a junho temos a primavera e a neve já está quase toda descongelada. Os jardins são mais floridos e o sol dura mais tempo.

O verão é a estação ideal, entre os meses de junho a setembro. O tempo é agradável, com uma temperatura média de 25 graus Celsius mas, eventualmente, é possível enfrentar alguma chuva. O dia amanhece muito cedo, às 3h da manhã e o sol se põe depois das 22h.

Foi a época que escolhemos. Realmente o clima estava incrível, claro que o verão deles não se compara ao verão do Brasil, mas foi melhor que imaginávamos. Conseguimos usar bermudas, camisetas, mas sempre era necessário um casaco em mãos, pois alguns dias esfriavam bastante. Em determinado dia precisamos comprar um gorro também, pois a temperatura caiu bastante. Acho que pegamos uma máxima de 25ºC e uma mínima de 12ºC.

O que fazer em Bergen
Um cantinho mais charmoso que o outro

Como chegar em Bergen
cropped-cropped-img_0429.jpg


Não há voos diretos do Brasil para Bergen, sendo necessário fazer uma escala em alguma outra cidade, como Paris, Amsterdã ou Oslo, capital da Noruega.

Como a locomoção entre os países da Europa é fácil e barata, acreditamos que é financeiramente melhor comprar um voo para um país “mais em conta” e de lá um voo low cost para a Noruega. Se o país for próximo, você pode ir de trem ou ferry.

Uma das melhores companhias, que foi a que usamos, chama Norwegian e tem preços muito bons, para se ter uma ideia, voamos de Copenhague para lá e pagamos 250 reais para cada.

As pesquisas por voos podem ser feitas no Skyscanner, que é o site que mais usamos para saber quando os preços estão melhores.

Para aprender encontrar bons preços de passagens e promoções, leia o post “Como encontrar bons preços de passagens”!


Onde ficar em Bergen
cropped-cropped-img_0429.jpg


Assim como todos os países da Escandinávia, hospedagem é a parte mais cara da viagem, na nossa opinião.

Para se ter uma ideia, no verão, para ficar em um hostel no centro da cidade, em um quarto compartilhado (assim como o banheiro) as diárias partem facilmente de 300 reais para o casal.

Como se vê na imagem abaixo, Bergen se divide em oito distritos: Arna, Fana, Ytrbygda, Fyllingsdalen, Asane, Laksevag, Arstad e Bergenhus.

O que fazer em Bergen

As principais atrações turísticas estão em Bergenhus, então seria o coração da cidade. No entanto, a hospedagem é mais cara e as diárias partem de 500 reais para o casal. Como nossa prioridade era economizar optamos por escolher um quarto inteiro no Airbnb, isto é, alugamos um quarto na casa de alguém, não o apartamento inteiro e, também, não fizemos questão de ficar muito bem localizado (no coração da cidade), tudo para tentar economizar ao máximo.

No entanto, isso não foi um problema, já que nos deslocávamos, diariamente, para o centro de trem e algumas vezes até caminhando. A cidade é bem pequena, então você consegue fazer bastante coisa caminhando.

Booking.com

Ficamos hospedados em dois lugares diferentes:

O primeiro foi a casa do Cedric, localizada em Arstad, em Bergen mesmo. Mesmo não sendo o coração de Bergen, era muito bem localizada. Pagamos, para ficar no seu apartamento, 190 reais a diária (para o casal) e, definitivamente, foi uma excelente escolha, pois em nenhum hostel ficaríamos hospedados por um preço tão bom. O Cedric é um cara fantástico, professor universitário da cidade que pode nos passar várias dicas e ensinar um pouco sobre a cultura local. Ele também preparava um café da manhã todos os dias para nós. Com certeza é uma pessoa que ficará guardada em nossos corações e que esperamos reencontrar um dia! 

O segundo lugar foi a casa da Ingrid e do Per, localizada em Askøy município vizinho, essa foi um pouco mais cara, uns 350 reais a diária, mas foi amor a primeira vista. Quando vimos a casa no Airbnb, nos apaixonamos e resolvemos passar 3 dias lá. Aqui, por ser um pouco distante, alugamos um carro, mas nem era realmente necessário, pois o transporte público é de excelente qualidade. Foi mais por comodidade mesmo! Tivemos a oportunidade de conhecer só a Ingrid, pois o Per estava viajando, é um amor de pessoa, pudemos conhecer muito sobre o modo de viver do norueguês, como funciona o país e ela ainda assistiu um dos jogos do Brasil com a gente!

Deem uma olhada em como era maravilhosa essa hospedagem:

O que fazer em Bergen
Nossa casa era a branca menor…

Se você for um viajante que precisa economizar, a melhor escolha é escolher sua hospedagem pelo Airbnb. Além do país ser super seguro, há várias opções de hospedagem muito bem avaliadas, seja o lugar inteiro ou só um quarto na casa do anfitrião.

No entanto, se você é do tipo que prefere hotel, vamos deixar algumas indicações bem avaliadas:

  • Thon Hotel Rosenkrantz – diária a partir de 900 reais
  • Radisson Blu Royal Hotel – diária a partir de 900 reais
  • Thon Hotel Bristol Bergen – diária a partir de 650 reais
  • Zander K Hotel – diária a partir de 500 reais
  • Basic Hotel Bergen – diária a partir de 350 reais
  • HI Bergen Hostel Montana – diária a partir de 350 reais
  • Bergen Budget ApartHotel – diária a partir de 300 reais

Para fazer sua reserva, utilize o seguinte banner e consiga as melhores ofertas:

Booking.com

O que visitar em Bergen
cropped-cropped-img_0429.jpg


Alguns dos principais pontos turísticos são:

  • Bryggen. É a cidade velha. Considerada Patrimônio Mundial Cultural da Unesco e sofreu com muitos incêndios em razão das casas serem de madeira. É o principal cartão portal da cidade e por onde você irá passar várias vezes durante sua estadia na cidade. Garantimos que não irá enjoar, é muito linda!
    • Gratuito.
O que fazer em Bergen
  • Torre Rosenkrantz. Construída em 1270 e era a residência do rei Eirik Magnusson, último rei a manter a corte em Bergen. Depois foi usada como masmorra.
    • Preço: 80 NOK (adulto)/40 reais.
  • Bergenhus Fortress. É o forte mais antigo da cidade.
    • Gratuito.
O que fazer em Bergen
  • Mount Floyen. É a montanha mais famosa da cidade, de onde se tem uma vista linda da cidade.
    • Preço: 50NOK/25 reais (para subir no funicular) ou gratuito, se quiser subir andando, dá mais ou menos uma hora de trilha. Nossa opção foi subir andando e pagamos o funicular apenas para descer.
O que fazer em Bergen
Vista maravilhosa da cidade
  • Mercado do peixe. Mercado tradicional da cidade.
    • Gratuito.
O que fazer em Bergen
  • Parque Byparken. Parque bonito da cidade.
    • Gratuito.
  • Parque Lille Lungegarsdsvannet. Outro parque bonito da cidade.
    • Gratuito.
  • Norway in a Nutshell. Passeio mais tradicional do país, consiste em levar você através do mais deslumbrante cenário de fiorde e montanhas da Noruega. Será objeto de um post sobre ele.
    • Preço: a partir de 197 dólares.
O que fazer em Bergen
  • Ruas Knosesmauet, Sankt Hansstredet e Kjellersmauet. São ruas com casinhas de madeira coloridas fofas.
    • Gratuito.
  • Igreja St. John. É a maior da cidade, foi construída entre 1891 e 1894.
    • Gratuito.
O que fazer em Bergen
  • Parque Nygårdsparken. É o maior parque urbano da cidade.
    • Gratuito.
  • Gamle Bergen. É um museu incrível, a céu aberto, que permite que o visitante reviva um pouco da cidade do século 19.
    • Preço: 100 NOK (adulto)/ 50 reais.
  • Aquário de Bergen. Dá para conhecer leões marinhos, crocodilos, peixes, cobras e pinguins.
  • Preço: 220 NOK/110 reais
  • The Hanseatic Museum and Schøtstuene – Museum Vest. O museu mostra como os mercadores alemães da Liga Hanseática viveram e trabalharam.
    • Preço: 160 NOK/80 reais.
  • Bergen Maritime Museum. Traz a história da navegação, seu desenvolvimento e importância para Bergen e Noruega ao longo dos tempos.
    • Preço: 90 NOK/45 reais.

Ainda, há outras atrações que não achamos tão interessantes, mas que estão incluídas no Bergen Card, caso seja sua opção comprá-lo. Confira aqui.


Quanto tempo ficar em Bergen
cropped-cropped-img_0429.jpg


Mais uma vez, é relativo e depende da disponibilidade orçamentária de cada um. No entanto, indicaria, pelo menos. 3 dias inteiros na cidade, principalmente se você for fazer o passeio Norway in a Nutshell, que demanda um dia inteiro só para ele.

Se for no verão conseguirá fazer muito mais coisas durante o dia, já que há luz por umas 18 horas por dia. Se for no inverno, no entanto, haverá apenas umas 7 horas luz por dia, então conseguirá fazer menos coisas.

Se for fazer a trilha de Trolltunga, coloque mais 2 dias pelo menos no roteiro, pois o principal ponto de partida para Odda é Bergen.

O que fazer em Bergen
Trolls por todos os lugares

Sugestão de Roteiro de 3 dias em Bergen
cropped-cropped-img_0429.jpg


DIA 1

Ir para Bryggen.

Passar pela Torre Rosenkrantz.

Ir ao Bergenhus Fortress.

img_8504

Ir para o Mount Floyen caminhando e descer no funicular.

Após, descer e ir para o mercado do peixe almoçar.

Após o almoço ir no Parque Byparken e Parque Lille Lungegarsdsvannet. São um do lado do outro.

Passar no Tourist Information para pegar os tickets do passeio do dia seguinte.

DIA 2

Norway in a nutshell.

Se não quiser fazer este passeio, uma sugestão é visitar os museus que mencionados no tópico anterior.

DIA 3

Caminhar pelas ruas Knosesmauet, Sankt Hansstredet e Kjellersmauet.

Seguir em direção à igreja St. John, depois caminhar até o parque Nygårdsparken.

Ir ao Gamle Bergen.

O que fazer em Bergen

Como se locomover em Bergen
cropped-cropped-img_0429.jpg


Como sempre, a primeira forma, mais econômica e fácil de se locomover é caminhando. Como a cidade é pequena, é fácil passear por vários pontos turísticos a pé.

Se precisar ir para um outro lugar, pode usar o transporte público, que é de excelente qualidade.

Uma alternativa é adquirir o Bergen Card, por meio do qual terá acesso gratuito ao transporte e também à diversas atrações. Para saber se vale a pena, tem que traçar um roteiro dos lugares pagos que gostaria de ir e quanto gastaria de transporte individual.

  • Os preços são: 24 horas ? 260 NOK~130 reais (adulto) / 48 horas ? 340 NOK~170 reais (adulto)/ 72 horas ? 410 NOK~205 reais (adulto).

Outra opção é comprar apenas o ticket unitário do transporte que custa 37 NOK (18 reais), isso o trecho. Foi a opção que escolhemos, mas sempre que possível fazíamos tudo a pé, para economizar.

Baixe os aplicativos: Skyss Billett, Skyss Reise, NSB e RuterReise que ajudam muito na hora de encontrar a melhor forma de ir de um lugar a outro.

Não tem Uber na cidade.

Táxi existe, mas considerando que o transporte público é de excelente qualidade, achamos que é um péssimo custo benefício.

Alugar um carro não é uma boa opção se você vai ficar apenas na cidade. A diária de um carro automático custa, em média, 500 reais e, para encher o tanque de combustível você vai gastar 8 reais ou mais por litro de gasolina. Além disso, há muitos pedágios e, se você ultrapassar o limite de velocidade, a multa custa mais de 2000 reais, se estacionar em local proibido pagará 300 reais. O governo desestimula o uso de carros na cidade, tentando fazer com que todos usem o transporte público (que é perfeito), assim como é muito caro ter um carro lá, alugar um também não é diferente. Nós alugamos porque iríamos para Odda fazer a trilha de Trolltunga, mas se você não for fazer essa trilha, não alugue um, não compensa.


Restaurantes e Bares em Bergen
cropped-cropped-img_0429.jpg


Como muitos já sabem, nunca iniciamos uma viagem com restaurantes em mente (salvo raríssimas exceções), nossa ideia é desbravar a cidade e encontrar os restaurantes por feeling mesmo.

A Noruega não é um país famoso pela culinária, a maior parte das pessoas come sempre em casa e apenas “porque precisam comer”, é como se tivessem apenas que cumprir o protocolo. Não é um costume apreciar bons restaurantes, razão pela qual nem existem tantos restaurantes maravilhosos assim.

Além disso, a comida é muito, muito cara, para se ter uma ideia, você pagará facilmente 100 reais em um hambúrguer com batatas fritas, 90 reais em um prato de peixe com fritas no mercado central, 160 reais em um prato de macarrão, 40 reais em um chopp, 30 reais em uma coca cola.

Ou seja, além da comida não ser tão sensacional (nós, pelo menos, não comemos nada de cair o queixo) ela é muito cara, então tentávamos fazer pequenos lanches durante o dia e jantar em casa, comprando comida no supermercado e preparando em casa.

O melhor restaurante que fomos foi o Egon Restaurant, localizado na região do porto, comemos duas massas bem gostosas, mas o preço foi 387 reais (duas massas e um refrigerante pequeno). Caríssimo!!!

O que fazer em Bergen
Jantarzinho em casa para economizar

Segurança em Bergen
cropped-cropped-img_0429.jpg


Sem sombra de duvidas, a Noruega é um dos países mais seguros do mundo e em 2017 superou a Dinamarca, tendo sido reconhecida como o país mais feliz do mundo, segundo o Relatório Mundial da Felicidade 2017.

Apesar do custode vida ser altíssimo, o país é uma das nações mais igualitárias do planeta, quase não existindo diferença entre os maiores e os menores salários. Assim, a violência, furtos, roubos e mendicância não é um problema que atinge esse país da forma como estamos acostumados.

Nos dias que passamos na cidade não sentimos nenhuma sensação de insegurança, mas claro, considerando que o celular do Otávio havia sido furtado dias antes na Dinamarca, com o golpe do papel, não ficamos tão relaxados com nossos pertences.

De todo modo, vamos mencionar os golpes mais famosos da região, para que ninguém corra o risco de cair em nenhum deles:

  • Golpe do papel – uma pessoa chega pedindo dinheiro com um papel em mãos, como se fosse uma receita médica, um mapa, algo do gênero. Ela te mostra o papel e, enquanto você pega algumas moedas, ela passa a outra mão por baixo do papel e leva o celular que está na mesa.
  • O truque do abraço – o batedor de carteiras se aproxima de você e te dá um abraço, pergunta se você tem um isqueiro ou algo do gênero e, sem você perceber, furta seu celular ou carteira.
  • O truque do derramamento – o batedor de carteiras se aproxima e derrama algo em você como catchup ou sorvete, enquanto finge estar arrependido e tenta te ajudar a limpar a sujeira, leva algum dos seus pertences pessoais.
  • Furto de cartão de crédito – o meliante fica de olho em você no momento em que você está digitando sua senha do cartão de crédito, depois, te persegue e, usando um dos truques acima (e outros), furta seu cartão de crédito.
O que fazer em Bergen

Idioma em Bergen
cropped-cropped-img_0429.jpg


O idioma oficial é o norueguês, mas todo mundo fala inglês também. Todo mundo mesmo. Inclusive, se você for assistir um programa na televisão, vai perceber que estarão falando em norueguês ou inglês e não haverá legendas, pois todo mundo conhece os dois idiomas.


Moeda e Gastos em Bergen
cropped-cropped-img_0429.jpg


A moeda na Dinamarca não é o euro, mas sim a coroa norueguesa (NOK), composta por 100 ore.

1 coroa norueguesa = 50 centavos de real

ou

1 real = 2 NOK

*(cotação em setembro de 2018)

Mesmo que você encontre algum lugar que aceite euros, a cotação não será favorável, então nossa dica é levar euros e fazer o câmbio lá.

O que fazer em Bergen

Vou mencionar alguns gastos que tivemos, assim vocês podem ter ideia de quanto custa, mais ou menos, as coisas por lá:

  • Ticket avulso de trem – 37 NOK
  • Chopp em um bar no centro da cidade – 80 NOK
  • Cerveja no supermercado – 40 NOK
  • Cachorro quente no posto de combustível – 50 NOK
  • Sanduíche com batatas fritas – 205 NOK
  • Almoço de Peixe com Fritas – 170 NOK
  • Compras no mercado para um jantar simples – 160 NOK
  • Pizza individual no mercado – 30 NOK
  • Almoço de duas massas, um refrigerante e uma cerveja no restaurante Olivia – 550 NOK
  • Estacionamento de 2 horas no centro da cidade – 180 NOK
  • Vinho comprado no mercado – 130 NOK
  • Ímã de geladeira – 45 NOK
  • Troll pequeno de enfeite – 75 NOK
  • 3 croissants na estação de trem – 20 NOK
  • Coca-cola lata na estação de trem – 30 NOK.

Diríamos que um casal, com o mesmo perfil que o nosso, gastaria em média 150 euros por dia (comida, passeios e transporte dentro da cidade, sem incluir o aluguel do carro), mas tomando café da manhã em casa e evitando fazer refeições em restaurantes, dando preferência aos lanches mais simples.

É tudo realmente muito caro, então é sempre bom buscar jeitos para economizar, fazer as refeições maiores em casa é a principal delas. Como nossa viagem duraria 30 dias, não daria para ir em restaurante almoçar e jantar todo dia, então via de regra, fazíamos só lanches na rua e foi muito bom, conseguimos gastar a metade do que esperávamos.


Chip de Celular
cropped-cropped-img_0429.jpg


Apesar de ser fácil encontrar Wi-fi em cafés e restaurantes, achamos que ter um chip de celular com internet disponível é importante porque vai facilitar muito sua vida. Vai te indicar qual ônibus pegar, pelo Google Maps você poderá encontrar a estação mais próxima ou verificar se o ponto turístico que você procura está perto.

Gente, Google Maps é vida, você acha tudo por ele e vai seguindo o mapa até encontrar o que está procurando, sem ele não seríamos ninguém nessa viagem.

Nós indicamos o chip Easysim4you que foi o que levamos.

Compramos no Brasil e recebemos em nossa casa em menos de uma semana. Com esse chip tivemos internet no celular em todos os países que fomos. Valeu muito a pena porque se fossemos comprar um chip de cada país ficaria bem mais caro e daria muito mais trabalho, então preferimos este porque funcionou em todos os sete países que visitamos!

Se achar que vai ser útil para você e quiser ajudar o blog, compre o seu através desse link. ????

Banner Afiliados 250x250-01

Seguro Viagem 
cropped-cropped-img_0429.jpg


O seguro viagem é obrigatório, não esqueça o seu porque a gente nunca espera usar, mas nunca sabemos o que pode acontecer!

Nós indicamos a parceira Seguros Promo porque, preenchendo os dados solicitados, você consegue orçamentos de diversas empresas que oferecem o serviço e pode analisar cada um deles, decidindo pelo que melhor atenda seus objetivos. Há opções bem baratas, vale muito a pena conferir!

Além disso, usando nosso cupom HAJAVIAGEM5 você ainda ganha 5% de desconto no valor do orçamento.

Confira os valores acessando este link ou o banner do lado direito da página.

O que fazer em Bergen

Dicas Gerais de Bergen
cropped-cropped-img_0429.jpg


  • Bergen Card. Com esse cartão você escolhe um plano de acordo com o tempo que ficará na cidade (24, 48 ou 72 horas) e tem acesso gratuito ao transporte e também à diversas atrações. Para saber se vale a pena o investimento é preciso sentar, traçar um roteiro, ver quais passeios que você gostaria de fazer (e que estariam incluídos) e fazer as contas. É muito pessoal. Para nós não valia a pena, mas para muita gente compensa a economia. Mais informações, acesse o seguinte site.
  • Fuso horário. GMT +1 (GMT +2 entre o último domingo de março e o sábado anterior ao último domingo de outubro), o que equivale a 4 ou 5 horas a mais que o Brasil.
  • Eletricidade. A corrente elétrica é de 220 volts. As tomadas europeias de dois pinos redondos são o padrão. Leve sempre um adaptador universal, por via das dúvidas.
  • Visto. Não precisa para ficar até 3 meses. Necessário apenas estar com o passaporte em mãos e que ele tenha validade, no mínimo, para os próximos seis meses.
  • Água. Como falamos, economize dinheiro levando sua garrafinha. A água da torneira é pura e potável, pode ser tomada sem nenhum problema.
  • Roupas. Mesmo no verão, não deixe de levar um casaco de frio, o verão deles é bem diferente do brasileiro, então um vento gelado pode incomodar as vezes.
  • Pontos turísticos. Sempre que possível, anote os nomes dos pontos turísticos que você quer visitar em norueguês, além do inglês/português. Isto porque, algumas vezes, não encontrávamos o nome em inglês/português no Google Maps, então se você tiver o nome anotado, pode pesquisar e com certeza irá encontrá-lo.
  • Venda de bebida alcoólica. Na Noruega não é vendida bebida com teor alcoólico superior a 4,6% nos supermercados, apenas em lojas chamadas Vinmolopolet, que pertencem ao governo. São, na prática, mercados só de bebidas alcoólicas, fomos em alguns, são bem fáceis de achar. Além disso, você só consegue comprar até as 20h nos dias de semana e até 18h aos sábados. Aos domingos não há venda permitida nesses locais.
  • Aplicativos de celular. Como dissemos, baixe os apps Skyss Billett, Skyss Reise, NSB e RuterReise que ajudam muito na hora de encontrar a melhor forma de ir de um lugar a outro.

O que fazer em Bergen

Então é isso, Bergen é realmente maravilhosa e achamos que poderíamos ter ficado mais tempo na cidade, as pessoas são incríveis, lindas e educadas, como dissemos, é uma cidade que moraríamos tranquilamente e, na nossa opinião, é a cidade mais legal das que conhecemos na Noruega, mais que Oslo, de modo que, se estiver planejando sua viagem para o país, não deixe de passar por lá!

E então, gostaram? Se já tiverem ido para a Noruega, conte pra gente como foi! Se estiver planejando sua viagem para lá, conte com a gente, talvez possamos responder alguma dúvida! 🙂

Uma goiana e um gaúcho, ambos formados em Direito, funcionários públicos em Brasília e uma paixão em comum: conhecer o mundo!

2 Comentários

  • leticia

    ola! Gostaria de saber se é realmente viavel levar reais para trocar em bergen, ao inves de euros. os hoteis aceitam somente moeda local?

    • hajaviagem

      Nao! Leve euros, levar reais é uma péssima ideia, super desvalorizado lá! Nao fiquei em hotel, mas os locais que eu visitei só aceitam a moeda local – a coroa norueguesa!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: