Sem categoria

Roteiro para Curaçao: tudo que você precisa saber!

Roteiro para Curaçao: as melhores dicas!

Se você chegou até aqui procurando dicas e roteiro para Curaçao, este é o seu lugar!

Que o mar do caribe é simplesmente sensacional, todo mundo já sabe. Mas confessamos que não tínhamos ideia de que em Curaçao o mar é ainda mais lindo de todos os outros do Caribe que já tínhamos conhecido.

Sério, já visitamos Cancún, Punta Cana, Cartagena e, para nós, Curaçao tem o mar mais maravilhoso. O país é muito encantador e amamos demais essa viagem!

Para quem não sabe, Curaçao é um país que possui apenas 161 mil habitantes e fica bem perto da Venezuela, a uns 60km de distância, mas para chegar lá, você não faz escala na Venezuela, ao contrário do que muitos pensam.

Vamos contar aqui tudo que aprendemos, dicas imperdíveis, e tudo que você precisa para organizar seu roteiro para Curaçao.

Curaçao e seu mar azul incrível


Quando ir para Curaçao cropped-cropped-img_0429.jpg


A primeira dica para organizar seu roteiro para Curaçao já chegou! A boa notícia é que Curaçao pode ser visitado o ano inteiro. É um país que está fora da rota dos furacões e tem uma temperatura maravilhosa o ano inteiro (média de 27 graus).

Também não existe um período de chuvas e, quando elas aparecem, normalmente são pela manhã e bem rápidas.


Como chegar em Curaçao cropped-cropped-img_0429.jpg


Não há voos diretos do Brasil, nossa escolha foi um voo saindo de Brasília e escala de 3h no Panamá, pela Copa Airlines. Achamos uma promoção e pagamos 1600 reais e, como fomos no feriado da semana santa, o preço foi bem em conta.

Nem para viajar para o nordeste do Brasil havia preços tão bons para o mesmo período.

Também tem voos com bons preços da Avianca, com escala em Bogotá.

Para ler incríveis dicas sobre como encontrar bons preços de passagens, leia o post: Como encontrar bons bons preços de passagens.

Curaçao vista por cima


Onde ficar hospedado em Curaçao cropped-cropped-img_0429.jpg


Curaçao é um país e, claro, é dividido em cidades, mas como é bem pequenino, é como se cada cidade fosse “um bairro”.  Você se locomove lá e nem se dá conta de que saiu de uma cidade e está entrando em outra.

A capital chama Willemstad e é a região mais central da ilha, com várias lojinhas, restaurantes, cafés, etc. Se for possível, é melhor ficar hospedado aqui.

Curaçao vista de cima. imagem incrível de drone

No entanto, como é uma viagem em que você precisa alugar um carro, no fundo tanto faz onde ficará hospedado, já que a locomoção será fácil.

Assim, nossa dica para montar seu roteiro para Curaçao é: escolha o lugar mais barato, você vai passar pouco tempo no hotel ou casa, então não é um lugar que vale a pena ficar em hospedagem cara.

Nós alugamos uma casa pelo Airbnb muito legal, como éramos um grupo grande (12 pessoas), precisávamos de espaço e conseguimos um lugar com 5 quartos, sendo todos com ar condicionado (isso é importante porque o país é muito quente).

Os donos – Jos e Oraina – foram bem queridos e deram muitas dicas. A casa era confortável e a apenas 2km da Mambo Beach.

um pôr do sol incrível em curaçao

Pagamos uma diária de 50 reais por pessoa (lembrando que éramos 12 pessoas), sensacional o preço, principalmente porque o país é bem caro! Se estiver indo em um grupo grande, indicamos muito, você pode ver a casa aqui.

Hotéis são mais caros, mas alguns tem café da manhã, então pode ser uma vantagem muito grande para algumas pessoas. Se quiser saber os preços atualizados, clique no banner abaixo!


Booking.com

Nós damos as seguintes sugestões e dicas de hotéis com boas avaliações:

  • Cecil Paradise – diária a partir de 190 reais
  • Quints Travelers Inn – diária a partir de 240 reais
  • BOHO Bohemian Boutique Hotel  – diária a partir de 250 reais
  • Curacao Suites Hotel – diária a partir de 270 reais
  • Landhuis Klein Santa Martha Boutique Hotel Restaurant – diária a partir de 280 reais
  • Atlanta Beach Hotel Curaçao – diária a partir de 280 reais
  • Adonai Hotel Boutique – diária a partir de 380 reais
  • Scuba Lodges & Suites – diária a partir de 400 reais
  • BijBlauw – diária a partir de 400 reais
  • Papagayo Beach Hotel – diária a partir de 600 reais

O que visitar em Curaçao cropped-cropped-img_0429.jpg


Curaçao é um país para curtir praia e natureza, então basicamente é o que você vai fazer. A maioria das praias são privativas e são cobrados mais ou menos 3 dólares para entrar e mais 3 dólares para usar cadeira de praia.

Uma dica muito importante é: se você quer economizar, leve sua canga e um cooler com suas próprias bebidas.

Vamos mencionar algumas prais e passeios que fizemos ou gostaríamos de ter feito, por serem bem avaliados.

  • Klein Curaçao.

É um passeio imperdível em seu roteiro para Curaçao! De preferência, vá logo no segundo dia da viagem, que é para não correr riscos de nada dar errado.

ilha klein a mais linda de curaçao

A ilha Klein é simplesmente maravilhosa, é a água mais azul de Curaçao e voltamos encantados. Você precisa de uma agência para te levar até lá, demora mais ou menos 1h30 de barco.

A dica mais importante é tomar remédio para enjoo antes de ir, pois muita gente vomita muito com o balanço do barco. Leve aquele dramin B-6 que não dá sono e não vai atrapalhar seu passeio depois. Nós não tomamos café da manhã em casa e, talvez isso tenha ajudado a não passar mal. Mas leve algum lanche pois apesar de estar incluído, o café da manhã é só na ilha, ou seja, quase 2 horas depois.

Além disso, levamos um cooler com nossa própria bebida, para não precisar comprar lá por um preço super elevado (3 dólares uma long neck de cerveja).

? Nós pagamos 108 dólares, incluído o café da manhã e almoço. Fomos com a empresa Mermaid.

  • Mambo Beach

É uma praia bem calma e tranquila, vale a pena fazer uma visita no final da tarde para ver o pôr do sol.

Tem muitos restaurantes, mas são muito caros, se quiser comer com preços mais em conta, pegue uns restaurantes mais afastados da praia, comemos um sanduíche com batatas por 11 dólares.

? Entrada: 3,50 dólares

Mambo Beach, uma praia incrível de Curaçao

  • Kenepa Grandi

É uma das principais praias de Curaçao. É linda demais e imperdível!

? Aluguel de cadeira de praia: 5 dólares

? Aluguel de guarda sol: 10 dólares

? Combo 2 cadeiras e um guarda sol: 15 dólares

Kenepa Grandi, uma praia maravilhosa

  • Kenepa Chiki

É uma praia charmosa, ao lado de Kenepa Grandi, vale a pena dar uma passada no mesmo dia.

  • Cas Abao

Essa praia também é imperdível, vale muito a pena. Tem uma pedra que parece flutuar.

? Entrada: 8 dólares por carro.

? Aluguel de cadeira de praia: 3 dólares

Cas Abao e sua pedra que parece flutuar

  • Kokomo Beach

Essa praia é privativa e famosa por causa de seu balanço. Mas ficamos bem decepcionados. Não tem nada de interessante lá além do balanço, então não achamos que valha muito a pena. Nós fomos no final da tarde, o atendimento no restaurante estava muito lento e ruim. Além disso, foi a única praia que não pudemos levar nossa própria bebida.

Kokomo Beach e seu balanço lindo

  • Porto Marie

Na nossa opinião é a praia mais bonita de Curaçao, depois da Ilha Klein. É tanto azul que você custa acreditar que seja real. Nessa praia há porcos selvagens, não vimos nenhum, mas há várias placas dizendo para não alimentá-los.

? Entrada: 3 dólares.

? Uso de cadeira de praia: 3,50 dólares

Praia Porto Marie vista de cima

  • Praia Lagun

É um lugar muito charmoso e tem um restaurante muito gostoso e com uma vista incrível, o Bahia Beach Bar. Vale a pena ir no final da tarde.

Praia Lagun de Curaçao

  • Karacter Beach

Não visitamos essa praia, mas vi fotos fantásticas. Se tiver um pouco mais de dias, vale a pena passar por lá.

  • Aquário Público de Curaçao.

É um passeio que pode ser interessante para crianças, que poderão aprender um pouco mais sobre a vida marinha. Nós não fizemos, mas tem boas recomendações.

? Preços: Adulto – 21 dólares, Criança 5-12 ou idosos acima de 60 anos – 11 dólares; Criança 0-4 Grátis

  • Dolphin Academy Curacao

É localizado dentro do Aquário Público e permite uma interação com os golfinhos, tanto em piscinas privadas quanto em mar aberto. Não é um passeio que curtimos, temos pena dos animais confinados e sendo usados para distração, mas não podemos deixar de mencionar, pois é um passeio “bem recomendado” da região.

?Mergulho em mar aberto – de 260 a 300 dólares por pessoa

?Encontro com os golfinhos – a partir de 100 dólares por pessoa

?Mergulho com snorkel com os golfinhos – a partir de 185 dólares por pessoa

? Para preços atualizados e outras informações, clique aqui.

  • Centro histórico de Curaçao – Punda e Otrobanda

É o famoso centrinho colorido de Curaçao. Vale a pena visitar, pois é muito charmoso. Você conseguirá conhecer a ponte móvel e, demos sorte de vê-la se movendo enquanto estávamos em cima. É muito interessante! Apenas aqui você vai encontrar souvernirs para comprar. Há muitos restaurantes e lojas variadas.

O charmoso centro histórico de Curaçao

  • Tour e degustação em Destilaria Senior & Co. (Licor Curaçao)

É um bom passeio para quem quer fazer algo diferente de praias. Você aprenderá sobre o processo de produção do famoso licor de Curaçao que pode ser encontrado em diversas cores. Não visitamos também.

? Preço: a partir de 12,50 dólares por pessoa

  • Flamingo Sanctuary Sint Willibrordus

Muita gente diz que vale a pena dar uma passada rápida para ver os flamingos em seu habitat natural. Nós não passamos lá.

  • Museu Kura Hulanda

É um museu de arte africana, história e exposições relacionadas ao tráfico local de escravos. Nós não fomos, mas vale a pena visitar pra conhecer um pouco da história local.

  • Hato Caves

É uma caverna que era usada como esconderijo para os escravos que fugiam. Há muitos morcegos e não quisemos fazer, pois não achamos muito interessante.


Quanto tempo ficar em Curaçao cropped-cropped-img_0429.jpg


Como sempre, depende da disponibilidade de tempo e financeira de cada um mas, considerando a distância, não indicamos ficar menos de 5 dias.

Nós chegamos numa quarta-feira ao meio dia e fomos embora na segunda-feira 13h.

Foi um tempo legal e deu para curtir bastante, no entanto, se pudéssemos, teríamos ficado pelo menos mais uns 2 dias para aproveitar e conhecer outras  praias.

Curaçao e seu mar azul


Como se locomover em Curaçao cropped-cropped-img_0429.jpg


Na nossa opinião, é indispensável alugar um carro. A ilha não tem Uber e o táxi é muito caro. Para se ter uma ideia, do aeroporto até o centro de Willemstad custa 50 dólares.

Você ficar pagando 100 dólares (no mínimo) de táxi por dia é inimaginável, ficaria muito mais caro que a diária do carro. Além disso, cada praia e ponto turístico fica em um canto da ilha, então não tem como escolher uma hospedagem “perto dos pontos turísticos” e tentar fazer um roteiro para Curaçao apenas com passeios a pé.

Nós alugamos dois carros – um de cinco lugares e um de sete lugares. As estradas são boas e bem sinalizadas.É necessário carteira de motorista válida para dirigir um automóvel na ilha.

como não amar Curaçao

O preço custa, mais ou menos 160 reais a diária (de um carro pequeno).

Na hora de abastecer o carro, atente-se que você precisa pagar antes de abastecer. Ah mas não sei quanto vai dar, como faço? Estipula um valor e, se der menos, eles te devolverão o troco. Alguns postos têm funcionários para ajudar, normalmente eles esperam receber uma pequena gorjeta (mas que não obrigatória). Além disso, o preço por litro é o mesmo em toda a ilha e está indicado na própria bomba.

Vamos indicar um motorista que contratamos no último dia. Apesar de termos alugado dois carros, nossas malas não couberam (malas de 12 pessoas) e, para não ter que fazer duas viagens para o aeroporto, preferimos chamar um taxista para levar a bagagem. O nome dele é Max e ele é muito gente boa, gostamos muito dos serviços dele. Pode mandar WhatsApp que ele te busca no aeroporto também!

O número dele é +599 9 6976302 (MAX).

E se eu quiser ir para Aruba ou Bonaire? Tem ferry ou barco? Não. Você terá que ir de avião.

Curaçao com bóias coloridas, fica tão lindo


Moeda e Gastos Curaçao cropped-cropped-img_0429.jpg


A moeda oficial é o Florim das Antilhas Neerlandesas, mas o dólar é amplamente aceito.

1 florim – 2,10 reais

ou 

1 real – 0,48 florins

Nós levamos dólar e não fizemos o câmbio, a cotação usada na ilha era 1 dólar = 1,75 florins. Euro não é facilmente aceito e a cotação será pior, não aconselhamos levar.

Como dissemos, achamos a ilha bem cara. Mas cara quanto?

Vamos dar alguns exemplos:

  • Entrada nas praias: uma média de 3 dólares por pessoa, as vezes cobram por carro.
  • Cadeiras de praia: de 3 a 5 dólares.
  • Guarda sol: média de 10 dólares
  • Aluguel de snorkel: 10 dólares
  • Aluguel de caiaque: 18 dólares (por hora)
  • Cerveja long neck na praia: 3 dólares
  • Hamburger na praia: 15 dólares
  • Refeições nas praias: 20 dólares
  • Cerveja long neck no supermercado: 1,50 ou 2 dólares

Para economizar, nossa dica é fazer exatamente o que fizemos: nós levamos vários coolers do Brasil e comprávamos cerveja no supermercado (gelo também). A economia foi gigante! Grande parte do dinheiro que esperávamos gastar sobrou. Além disso, levávamos lanches, frutas e pedimos comida raramente, muitas vezes no máximo uma batata frita, por exemplo.

Se você não quer pagar tão caro em uma cadeira e guarda-sol, você pode levar uma canga e arrumar um cantinho para ficar, muita gente faz isso também!

Além disso pagamos:

  • Passagens aéreas – 1600 reais (Saída de Brasília)
  • 5 diárias na casa – 250 reais (valor total para os cinco dias)
  • Aluguel do carro – diária de 160 reais

Amigos e Curaçao, a melhor combinação


Sugestão de roteiro para Curaçao cropped-cropped-img_0429.jpg


Vamos sugerir um roteiro para Curaçao com base no passeio que fizemos, achamos bem legal. 

DIA 1 – Chegada em Curaçao por volta de 13h. Pegar o carro alugado e ir para o local de hospedagem. Depois ir para a Mambo Beach comer alguma coisa, curtir o mar e ver o pôr do sol.

DIA 2 – Ida para Klein Curaçao. Não esquecer de levar o remédio para enjoo.

DIA 3 – Pela manhã ir para Kenepa Grandi e, na hora de ir embora, passar pela praia Kenepa Chiki.

DIA 4 – Pela manhã ir para Cas Abao e, no final do dia fomos para Kokomo. Indicaria, no entanto, ir para a Karacter, que parece ser mais legal.

DIA 5 – Pela manhã ir para Porto Marie e, no final do dia para a Praia Lagun.

DIA 6 – Ir no centro histórico pela manhã e, a tarde, ida para o aeroporto para retornar para casa.

Vontade de viver em Curaçao para sempre


Idioma em Curaçao cropped-cropped-img_0429.jpg


Em Curaçao você vai ver gente falando holandês, inglês, espanhol e papiamento, que é um idioma surgido a partir da união do português, línguas africanas e do holandês.

A comunicação foi muito fácil e não acreditamos ser um problema para ninguém.

Ilha Klein e seus encantos


Segurança em Curaçao cropped-cropped-img_0429.jpg


Não tivemos nenhuma sensação de insegurança, então não temos nenhuma recomendação específica. Os cuidados devem ser o de sempre, não deixar pertences pessoais jogados ou descuidados, nunca sabemos o que pode acontecer.

img_9988


Chip de Celular em Curaçao cropped-cropped-img_0429.jpg


No aeroporto vendem um chip de celular por 30 dólares (1GB). Nós não compramos, mas alguns do grupo de amigos sim.

Ter internet é bom para calcular as rotas no aplicativo de GPS, mas se você tiver algum app de mapas off line pode ser que nem precise de um chip.


Seguro Viagem em Curaçao cropped-cropped-img_0429.jpg


O seguro viagem para Curaçao não é obrigatório, mas como na ilha é tudo muito caro, nossa dica é não fazer um roteiro para Curaçao sem incluir um seguro viagem. É uma economia que pode, eventualmente, te custar muito caro. Um seguro de uma semana vai sair bem menos de 100 reais e te dar uma segurança enorme.

Para fazer sua cotação, clique no banner abaixo e aproveite nosso desconto com a Seguros Promo usando o cupom HAJAVIAGEM5.


Seguros Promo


Dicas Gerais de Curaçao cropped-cropped-img_0429.jpg


  • Visto: brasileiros não precisam de visto, basta um passaporte válido.
  • Taxas de aeroporto: é uma taxa aeroportuária que residentes e visitantes da ilha precisam pagar quando deixam Curaçao. As seguintes companhias já incluem direto na passagem: American Airlines, KLM, TUI fly, Air Canada, WestJet, Copa Airlines, Avianca e Surinam Airways.
  • Cassinos. Tem vários na cidade, o jogo é permitido.
  • Água da torneira. É potável e de excelente qualidade, não gaste dinheiro comprando água mineral.
  • Gorjeta. É opcional, mas demonstra seu apreço pela hospitalidade e serviço. Os taxistas recebem habitualmente uma gorjeta de 10% do preço, os porteiros 1 ANG por mala, e os garçons podem receber uma gorjeta no valor de 5% a 10% de sua conta.
  • Sapatilha aquática. Indicamos levar, o mar normalmente tem pedrinhas ou corais que podem incomodar e até cortar seus pés.

Viajar com amigos para Curaçao

Estamos completamente apaixonados por esse país! Nossa viagem foi simplesmente maravilhosa e com um grupo de amigos sensacional que tornou tudo ainda mais divertido. É um lugar que definitivamente vale a pena voltar muitas vezes. Espero que vocês tenham gostado do nosso relato e das nossas dicas de como montar um roteiro para Curaçao! Em no caso de dúvidas, nos deixe uma mensagem.

Uma goiana e um gaúcho, ambos formados em Direito, funcionários públicos em Brasília e uma paixão em comum: conhecer o mundo!

6 Comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: