Como fazer uma mala pequena!

facetune_17-06-2018-13-19-30.jpg

Para quem não acompanhou, nós fizemos uma viagem de 30 dias por diversos países apenas com uma mochila pequena de 10kg para cada, sem despachar bagagem. Desde então, temos recebido vários pedidos de “ajuda” sobre como organizar uma mala e é sobre isso que vamos tentar escrever hoje.

Vamos escrever sobre o que funciona para a gente que, claro, não funcionará para todo tipo de viajante, afinal não é uma tarefa fácil e é importante saber algumas informações importantes.

Vamos lá!

  1. Uma mala de 10kg serve para climas amenos (sem roupas pesadas) e para no máximo 10 dias. Hey, mas vocês não acabaram de dizer que ficaram 30 dias com a mesma mala??? Sim, ficamos, mas como não existe milagre, a cada 10 dias tivemos que lavar roupas!
  2. Você precisará lavar roupas. Se você não tem um lugar com máquina de lavar (e de secar), não está disposto a pagar uma lavanderia ou simplesmente não quer esse encargo durante suas férias (e nós super entendemos quem não quer isso), esse post só te ajuda os primeiros dez dias. Como dissemos, não existe milagre, o espaço é limitado e as roupas não se limpam sozinhas rsrsrs…
  3. Você precisará repetir algumas peças. Também é algo natural e inevitável, até porque há dias em que você usa uma blusa ou short tão pouco que não “dá tempo” de sujar, logo… qual mal de usar esta peça mais uma vez?! Além disso, você sairá em algumas fotos com a mesma roupa, se você for do tipo que detesta isso, esqueça, melhor fazer uma mala maior e despachar mesmo!
  4. Não há espaço para “se”. A maioria das pessoas, quando da organização de sua mala, fica sempre com a mentalidade “e se eu precisar dessa blusa? melhor levar!”, “e se eu precisar desse sapato? Melhor levar!“. Se você está disposto a tentar diminuir o tamanho da sua bagagem, vai ter que esquecer esses “se” e levar apenas o que você tem certeza que irá usar.
  5. Evitar itens supérfluos. Gente, não dá para querer levar secador, chapinha, hidrante para a mão, hidrante para o pé, creme para isso, creme para aquilo, vários tipos de xampus, vários brincos, colares, milhares de maquiagens, etc. Claro, não vai funcionar para esta proposta de mala enxuta. Para ser sincera, eu Thais nem lembro a última viagem em que levei um salto alto e absolutamente em nenhuma senti falta dele. Além de ser desconfortável para a maioria dos tipos de viagens que fazemos, ocupa muito espaço e o uso seria mínimo, então definitivamente não compensa.
  6. Compras na viagem. Se sua bagagem é pequena e já está cheia, não dá para inventar de comprar milhares de coisas na viagem e lembrancinhas grandes para todos os conhecidos. É claro que trazemos coisas da viagem, mas procuramos comprar itens menores, ímãs de geladeiras e enfeites pequenos. Usamos sempre uma mini mochila dobrável que na ida vai guardada na mala e na volta trazemos os itens que compramos.
  7. Uso de mochila. Sabemos que não é todo mundo que gosta de usar uma mochila, mas é o jeito mais fácil de fazer caber tudo em uma bagagem de mão. As malas rígidas de rodinhas não são maleáveis, são mais pesadas e não permitem você usar todos os cantinhos e bolsinhos possíveis.

 

img_4493
Não tem milagre, uma mala de 10kg só dura 10 dias… Para tempo maior, é preciso lavar roupas!

Com essas premissas, vamos ao que interessa:

O que levar?

Roupas e sapatos:

Nossa sugestão de mala para uma viagem de 10 dias em que não haja grandes compromissos “sociais” é:

  • 10 blusas/camisetas leves
  • 2 shorts jeans
  • 2 shorts de tactel
  • 1 calça de malha
  • 2 peças mais arrumadinhas para um jantar especial ou festa (vestido, camisa social, etc)
  • 1 pijama
  • Roupa íntima e meias
  • 1 chinelo
  • 1 sapatilha (ou rasteirinha mais arrumadinha para as mulheres e um tênis reserva para os homens)
  • 1 toalha de microfibras (elas são bem finas e ocupam pouco espaço) – esta hipótese se aplica mais para quem vai usar Airbnb porque pode acontecer de não ter uma toalha disponível, é raro, mas acontece.
  • 1 mochila dobrável

Importante usar as seguintes peças já na viagem, para não ocupar espaço na mala: calça jeans, um casaco de frio e tênis.

img_3015

Além disso, é importante tentar fazer “boas escolhas” que é o caso de roupas que não amarrotem facilmente. Por exemplo: aquelas camisetas esportivas de malha fria são excelentes porque são fresquinhas, não amarrotam nunca e secam super rápido, sempre levamos várias dessas.

Nécessaire:

Sobre a nécessaire, caso a viagem seja internacional, importante lembrar que não são permitidos frascos de mais de 100 ml na bagagem de mão.

Nossa nécessaire (uma para os dois) consistiu em:

  • 1 escova de cabelo
  • 2 escovas de dentes
  • 1 fio dental
  • 1 pasta dental
  • 1 sabonete
  • 1 frasco de 100 ml de xampu
  • 1 frasco de 100 ml de condicionador
  • 1 frasco de 80 ml de hidrante corporal
  • 1 desodorante roll on (aerosol também não pode)
  • 1 presto-barba e creme de barbear de pomada
  • 1 renu pequeno de 75ml para as lentes de contato
  • 1 protetor solar
  • 1 demaquilante de 60ml
  • 1 bolsinha pequena com alguns remédios básicos

É claro que em nossa viagem de 30 dias a maioria dos itens que levamos acabou, mas íamos comprando na medida do necessário, fazendo a reposição, completando os frascos pequenos, sem precisar carregar muitos recipientes grandes e pesados. Além disso, muitos hotéis e casas do Airbnb oferecem xampus, condicionadores e sabonete líquido, de modo que você consegue poupar o que está levando.

Os frascos de até 100 ml podem ser encontrados em várias lojas especializadas em viagem. Nós compramos os nossos no Aliexpress, que tem modelos ótimos de silicone, são resistentes e não derramam.

 

Organizando a mala e os espaços

O jeito mais simples de organizar uma mala, principalmente para viagens em que você ficará mudando de cidade a cada x dias, é usar um kit de bolsas organizadoras de mala.

Há de diversos tipos, preços e cores. As que usamos foram compradas no site Aliexpress e custa de 30 a 40 reais (7 peças). São vendidas também em algumas lojas como a Le Postiche, mas o preço é bem superior. Você não vai usar todas, mas escolhe as que melhor atendem as suas necessidades.

 

Achamos importante usar essas bolsas para não realizar uma bagunça na hora de procurar uma peça. Você cria um critério de organização e, quando precisar de certo item, não precisa revirar a mochila inteira, retira apenas a bolsinha certa.

Mesmo para os que não desejam viajar só com uma bagagem de mão, essa dica é super válida!

Após organizar toda a mochila, não esqueça de pesar, pode usar uma dessas balanças caseiras mesmo, certifique-se que ela está no máximo admito pelas companhias aéreas (normalmente são 10kg). Muitas companhias aéreas não checam o peso e tamanho, mas já aconteceu várias vezes de conferirem, então melhor ter certeza que o peso está ok para não ser surpreendido.

img_2969
Peso no limite! rs…

Qual tipo mochila levar?

Se sua viagem envolve trekking, trilhas pesadas e você passará dias seguidos com a mochila nas costas, recomendamos comprar uma mais resistente e confortável. São mais caras, claro, mas com certeza irão distribuir melhor o peso e, consequentemente, aliviar a dor nas costas.

Porém, se você quer apenas uma mochila para ir do aeroporto para o hotel e vice versa, pode usar uma mais simples e barata. Se você conseguir não despachar todas as vezes, ela vai durar bastante.

No mercado há vários tipos de mochila, depende do quanto você está disposto a pagar.

Achamos que a principal dica é não comprar uma muito grande, pois quanto maior, mais espaço você terá para querer enfiar coisas e, além de muito pesada, dificilmente irá atender as exigências métricas da companhia aérea para bagagem de mão (se for esta sua proposta).

Sugerimos para viajantes que não irão fazer trilhas pesadas comprar uma de até 60 litros. Achamos ser um tamanho suficiente para a maioria das viagens!

As marcas mais “famosas” são Deuter, The North Face e Osprey, mas os preços podem chegar facilmente a mil reais (ou mais). Nós achamos muito caras e não compramos essas, até porque nunca fazemos trilhas tão pesadas ou que tenhamos que acampar no caminho e tal. Se sua ideia for fazer um investimento em uma desse tipo, sugerimos ir em uma loja, experimentar, colocar nas costas, ver todos os detalhes e, depois, fazer uma longa pesquisa de preços na internet. Achamos que esse é o melhor jeito para economizar.

 

No entanto, se você quer uma marca boa e mais econômica, indicamos a Náutica e a Quechua. Os preços são bem mais acessíveis (na faixa de 300 reais uma de 60l) e também são bem resistentes.

Uma das nossas compramos no exterior, mas a outra – Náutica Laguna 60 Litros – compramos no site Aventura e Cia. Era o lugar com o melhor preço na época e a entrega foi tranquila e super rápida. De todo modo, pesquisem bastante antes de comprar a sua!

 

Além dessa mochila cargueira, importante levar uma menor – chamada mochila de ataque – para os deslocamentos menores e passeios na cidade que está conhecendo. É onde carregamos máquinas fotográficas, garrafa de água, lanchinho e as vezes uma blusa mais quentinha, para caso esfrie. Esta mochila pode ser qualquer uma, mas caso não deseje carregar duas mochilas no voo, importante levar uma dobrável. No site Aliexpress há várias e os preços são bem acessíveis, girando em torno de 40 reais (há modelos mais caros e outros mais baratos). Claro que não são tão resistentes, mas a nossa já dura mais de 2 anos, então quando estragar não lamentarei muito, pois não foi tão descartável assim.

Abaixo algumas opções encontradas no Aliexpress:

 


 

Então é isso pessoal, espero que essas dicas possam ajudar você a diminuir o tamanho de sua bagagem ou, quem sabe, até conseguir viajar sem precisar despachar, afinal a maioria das companhias estão cobrando por esse serviço, de modo que usar apenas bagagem de mão acaba sendo uma economia para gastar com outras coisas divertidas na viagem! 🙂

2 comentários »

  1. Incrível a capacidade de informações fornecidas… realmente é fundamental manter uma organização durante as viagens e sintetizar os itens mais importantes e úteis a se levar. Agradeço o esforço em fornecer tamanhas dicas e a determinação em ajudar o próximo. Esse blog tem facilitado muito o processo de organização das malas e servido de inspiração para quem gosta de viajar. Grande sucesso ao casal!!!
    Ps: O professor de Defesa da Constituição é um excelente educador, sempre claro e conciso durante as aulas kkk

    • Oi Danilo! Obrigada pelas palavras! 🙂

      Ps. Vou conversar com esse educador maravilhoso para se lembrar de alunos tão queridos como você hahaha =*

Deixe uma resposta