Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Safári na Tanzânia

vendo elefantes na Tanzânia

Índice desta matéria

vendo elefantes na TanzâniaComo fazer um safári na Tanzânia?

Muita gente acha que só é possível fazer um safári de forma segura na África do Sul, mas com esse post vamos te mostrar que a Tanzânia é um país ainda mais incrível para quem deseja fazer um safári.

Como chegar na Tanzânia

Não há voos diretos para a Tanzânia saindo do Brasil. Assim, você precisará fazer no mínimo uma escala.

Ainda, é importante mencionar que apesar de Dar es Salaam ser a maior cidade do país e ter um aeroporto bem grande, com dezenas de voos diários, para quem deseja fazer um safári é melhor procurar voos para o aeroporto de Kilimanjaro ou Arusha.

Como nós fomos em dezembro (alta temporada) fizemos assim: tiramos passagem com milhas (pela Latam) saindo de São Paulo e chegando até Joanesburgo. Compramos um voo que saía de Joanesburgo e ia até Kilimanjaro, com escala em Nairóbi. É claro que não é o jeito mais rápido e prático, mas foi o jeito mais econômico para a gente.

O trajeto mais rápido e comprar um voo saindo de São Paulo e que faça uma escala apenas pela Ethiopian Airlines (com escala em Adis Abeba) ou pela Turkish Airlines (com escala em Istanbul).

Veja algumas opções de voos:

Passagem para a Tanzânia

Para pesquisar voos e preços, indicamos sempre o Google Flight.

Como é um voo MUITO caro, nossa sugestão é sempre aproveitar ao máximo para conhecer lugares próximos e “fazer valer” o valor pago na passagem. Nós, por exemplo, fizemos Tanzânia e Seychelles na mesma viagem. Também é possível ir para outros destinos como África do Sul e Quênia.

Para saber como foi nossa viagem para Seychelles comece aqui!

Como montar seu roteiro para um safári na Tanzânia

Há várias opções de safári na Tanzânia, a começar pela quantidade de dias e regiões que você deseja conhecer.

primeira opção e mais comum é fechar tudo com uma agência local, eles montam todo itinerário e escolhem as hospedagens, tudo de acordo com a quantidade de dias que você tem. Você vai dormir um dia em cada lugar, de modo a facilitar o acesso às principais atrações e parques que você irá visitar. Eles cuidam da sua alimentação também e, normalmente, o único gasto extra que vai ter é a gorjeta para o guia/motorista.

A segunda opção que é a menos comum, mas a que escolhemos, foi escolher uma hospedagem por nossa conta e contratar a agência apenas para buscar e levar para os passeios e trazer de volta no final do dia. Nós escolhemos essas opção porque queríamos muito ficar hospedados num hotel específico todos os dias. Nosso hotel preparava nossa alimentação e nós levávamos diariamente em caixas de papelão (lunch box) e voltávamos antes do pôr do sol para jantar no hotel.

animais do safári na Tanzânia
Ngorongoro

Quantos dias preciso para fazer um safári na Tanzânia

A Tanzânia é um país muito longe e, como vimos, a passagem é muito cara. Assim, recomendamos um safári de, no mínimo, 4 dias e 3 noites. Mas claro, lembre-se que tem que contar também um dia a mais para a chegada e o dia de ir embora.

Nós gostamos tanto que, da próxima vez, pretendemos fazer o safári em, no mínimo 6 noites. O Serengeti mesmo é enorme e é absolutamente impossível conhecer tudo em um dia. É o tipo de viagem que amamos, então achamos que vale muito a pena ficar mais dias, especialmente se conseguir aproveitar alguns dias de descanso em um hotel de selva legal.

Nossa opção foi conciliar a Tanzânia com Seychelles, mas é muito comum querer ir para Zanzibar também, que é um arquipélago incrível do país e que fica a 1 h de voo de Kilimanjaro.

leoas prestes a atacar uma zebra
Vimos essas leoas tentando atacar algumas zebras

O hotel que escolhemos ficar hospedados em nosso safári na Tanzânia

Nós queríamos muito ficar hospedados no Rothia Valley Lodge, em razão do trabalho social que fazem com crianças órfãs.

Um casal de médicos holandeses – Joris e Marise – foram até a Tanzânia participar de um seminário e ficaram impressionados com a quantidade de crianças nas ruas, sem pais, sem famílias, sem ninguém.

Assim, resolveram construir um lugar para os próximos seminários e que pudesse, também, abrigar as crianças abandonadas.

E foi assim que surgiu a ideia do hotel que hospedaria outros médicos, turistas e geraria lucros para custear as despesas do orfanato.

Fomos em 2020 e descobrimos que em 2021 o hotel foi vendido para um outro holandês que, no entanto, continua com o mesmo projeto original.

Indicação de hotéis para seu safári na Tanzânia

O ideal e mais prático é ficar cada dia num hotel e, se possível, deixar a agência organizar essa logística em razão dos deslocamentos diários. No entanto, vamos deixar aqui algumas opções legais caso você faça questão de escolher sua hospedagem.

A agência que escolhemos para nosso safári na Tanzânia

Nós escolhemos a White Snow Travel. Das agências com quem conversamos foi a que ofereceu o melhor atendimento e preço. O serviço prestado também foi muito bom, gostamos muito. Negociamos tudo diretamente com Emilias, o dono da agência e ele foi sempre transparente e de fácil comunicação. O guia/motorista que nos atendeu era super simpático e gentil, não é publicidade, pagamos por tudo, mas estamos indicando porque realmente gostamos muito.

Outras agências recomendadas para fazer um orçamento para um safári na Tanzânia

Nós também fizemos orçamentos com essas empresas que, gentilmente, responderam nossos e-mails e, por isso vou deixar os contatos:

nosso safári na Tanzânia

O que você visita no seu safári na Tanzânia

Em nossas pesquisas, percebemos que todos os tours vão incluir os mesmos pontos turísticos, com algumas pequenas variações, sendo eles:

Tarangire National Park: é um parque conhecido por sua vida selvagem especialmente durante  a estação seca, quando os animais migram para perto do Rio Tarangire. O terreno diversificado do parque inclui savanas gramadas, pântanos e árvores baobá enormes, é possível ver grandes manadas de elefantes, junto com zebras, búfalos, leões e várias espécies de pássaros.

Em alguns lugares é permitido descer

Serengeti: é um parque enorme, com várias regiões e cada uma será melhor a depender da época do ano. Por exemplo, as áreas do sul do Serengeti e Ndutu são os melhores locais para os meses de janeiro, fevereiro e março para ver milhares de gnus espalhados pelas planícies pastando nas ricas planícies de grama curta. A ação dos predadores está no auge com grandes chances de ver chitas, leões, hienas e leopardos caçando.

Cratera de Ngorongoro: este parque fica numa cratera que é Patrimônio Mundial da UNESCO. Você vai ver uma variedade de animais, incluindo leões, rinocerontes e elefantes dentro do ecossistema único da cratera.

cratera de Ngorongoro

Parque Nacional do Lago Manyara: o Lago Manyara é um paraíso para observadores de pássaros, com grandes bandos de flamingos, aves de rapina circulando e o colorido rolete de peito lilás, mas também dá para ver outros animais também.

Lake Manyara

Opções de roteiros para um safári na Tanzânia

Assim que pensar em fazer um safári para a Tanzânia é importante definir a estratégia com a empresa que vai contratar. A gente, por exemplo, queria muito conhecer Serengeti, mas na época que fomos (Dezembro), os animais haviam migrado para uma região bem distante do parque e, com a quantidade de dias que tínhamos não seria possível ir até lá.

Por isso ressaltamos mais uma vez, vale a pena ficar a maior quantidade de dias que couber no seu orçamento. Nós arrependemos um pouco de não ter ficado mais.

Nesse sentido, vamos dar algumas sugestões, mas o ideal é conversar com a empresa e verificar se é possível ou se ela tem outras indicações.

Também, outra dica que damos é, além dos dias no safári, ficar pelo menos mais uns dois dias num hotel legal descansando, sem acordar cedo para passeios. Vale muito a pena!

Algumas crianças que conhecemos perto do nosso hotel

OPÇÃO 1 – Roteiro de 6 dias e 5 noites: Tarangire/Serengeti/Ngorongoro

Primeiro dia: Arusha

Chegada em Arusha e descanso para o passeio no dia seguinte.

Segundo dia: Arusha – Tarangire

Ida cedo para o Tarangire National Park e dorme num acampamento lá.

Terceiro dia: Tarangire – Serengeti

Depois do café da manhã vai para o Serengeti  e dorme num hotel lá.

Quarto dia: Serengeti

Mais um dia no Serengeti.

Quinto dia: Serengeti – Ngorongoro Crater

Ida para a Ngorongoro Crater e dorme em um acampamento lá.

Sexto dia: Ngorongoro Crater – Arusha

Dia no Ngorongoro Crater e depois retorno para Arusha.

OPÇÃO 2 – Roteiro de 5 dias e 4 noites: Lake Manyara National Park/Serengeti/Ngorongoro

Primeiro dia: Arusha

Chegada em Arusha e descanso para o passeio no dia seguinte.

Segundo dia: Arusha – Manyara National Park

Sai de Arusha e passa o dia no Manyara National Park, dorme por lá.

Terceiro dia: Manyara National Park – Serengeti

Segue para o Serengeti e, no final do dia, dorme por lá.

Quarto dia: Serengeti – Ngorongoro Crater

Dia no Ngorongoro Crater e dorme lá.

Quinto dia: Ngorongoro Crater – Arusha

Passa o dia no Ngorongoro Crater e depois retorno para Arusha.

OPÇÃO 3 – Roteiro de 4 dias e 3 noites: Tarangire/Ngorongoro Crater/Manyara National Park

Primeiro dia: Arusha

Chegada em Arusha e descanso para o passeio no dia seguinte.

Segundo dia: Tarangire

Ida para Tarangire cedo e dorme em um hotel por lá.

Terceiro dia: Ngorongo Crater

Ida para a cratera cedo e dorme num hotel por lá.

Quarto dia: Manyara Lake – Arusha

Ida para o Manyara Lake e, no final do dia, retorna para Arusha.

Quanto custa um safári na Tanzânia

Primeiramente, é claro que não é uma pergunta fácil de responder, pois há inúmeros pacotes disponíveis. Os valores vão variar com a quantidade de dias disponíveis, se é um tour privativo ou compartilhado e, ainda, de acordo com o nível de acomodação que você prefere. Porém, vamos mencionar aqui alguns dos orçamentos que tivemos para trazer uma estimativa do que esperar de uma viagem como a nossa.

Para um pacote com transfer ida e volta ao aeroporto de Kilimanjaro + 3 dias inteiros de safári, sem incluir a hospedagem, pagamos 1500 dólares (750 pra cada) para um tour privativo. Se você optar por um pacote com hospedagem vai sair mais ou menos 1500 dólares por pessoa (4 dias e 3 noites).

Outros preços que você pode encontrar são os seguintes:

Assim, é possível perceber que não é uma viagem barata, infelizmente. É bem caro mesmo. Mas podemos dizer do fundo do coração que vale muito a pena. É uma viagem inesquecível e que faremos de novo com absoluta certeza. Queremos muito levar o Vini para fazer um safári e gostamos muito mais do safári na Tanzânia do que o safári que fizemos na África do Sul.

Gnus

Nossa opinião sobre o nosso safári na Tanzânia

É certo que não é uma viagem barata mas, definitivamente, valeu muito a pena. Quando fomos, em janeiro de 2020, Vini ainda não existia e, com certeza é uma viagem que pretendemos fazer com ele. Estamos só esperando ele entender um pouco melhor sobre tudo e ter um pouco mais de facilidade para ficar horas dentro de um carro, sem poder descer e, muitas vezes, sem poder fazer barulho. Achamos o safári na Tanzânia melhor quando comparado ao que fizemos na África do Sul, embora bem mais caro. Vimos mais animais, tinha menos pessoas, foi uma experiência incrível e inesquecível.

Nós fizemos 3 dias de safári e mais 2 dias descansando no hotel, mas sinto que foi pouco. Provavelmente, da próxima vez, ficaremos mais dias se for possível. Possivelmente também vamos preferir dormir um dia em cada lugar para facilitar os deslocamentos e podermos percorrer distâncias maiores.

muitos elefantes no safári

Seguro viagem para seu safári na Tanzânia

Apesar de o seguro viagem não ser obrigatório na Tanzânia, não recomendamos viajar sem um, especialmente por ser uma viagem muito cara, o valor do seguro se torna irrisório no final. Acredite, imprevistos podem acontecer e, considerando o preço dos passeios, não conseguimos nem imaginar o custo de uma consulta médica, caso você precise de uma.

Outra dica é que nós NUNCA viajamos só com o seguro viagem do cartão de crédito, pois, na maioria deles, você precisa pagar todos os gastos por sua conta e, apenas depois, após um processo burocrático e demorado, vai obter o reembolso.

Se fizer um seguro a parte, caso precise, normalmente a seguradora já envia um médico ao seu encontro ou te indica onde encontrar um. Você não precisa pagar nada, já é tudo por conta deles.

Nesse sentido, nós recomendamos a REAL SEGUROS, é a que sempre usamos e tem sempre os melhores preços. Pode comparar, é o melhor custo benefício.

Conhecemos o vilarejo perto do nosso hotel e fomos recebidos com muito amor por essa família

Dicas Gerais para seu safári na Tanzânia

Visto para a Tanzânia: É necessário, mas você tira direto no aeroporto, não precisa requisitar antes. Porém, se preferir, pode realizar o pedido no site da Embaixada. É preciso que seu passaporte tenha validade de pelo menos seis meses.

Certificado internacional de vacinação: É preciso levar e ter, inclusive, a vacina de febre amarela.

Segurança e pobreza: Todos passeios e deslocamentos longos que fizemos foi acompanhado de nosso guia/motorista. Assim, não passamos por nenhuma situação de insegurança. Porém, é um país muito pobre e, em vários lugares, fomos abordados principalmente por crianças pedindo comida ou o que sobrou de nossas lunch boxs. É de doer o coração, então se quiser levar algo para doar, saiba que terá muita gente precisando. Inclusive, Otávio foi abordado no aeroporto, por um funcionário que fazia a limpeza do banheiro, ele pediu dinheiro dizendo que ganhava pouco e que mal dava para comer. Não sabemos se era verdade, mas é algo que impressionou muito, nunca tínhamos visto nada parecido em nenhum aeroporto pelo qual já passamos.

Gorjeta: Todas as agências sugeriam gorjetas que variavam de 30/40 dólares por dia.

Esperamos que tenham gostado, se ainda não nos segue no Instagram dá um pulo lá para acompanhar nossa próxima aventura @hajaviagem!

 

 

Haja Viagem
Prazer, somos Thaís e Otávio!

Uma goiana – Thaís (36 anos) – e um gaúcho – Otávio (44 anos), ambos formados em Direito, funcionários públicos em Brasília e uma paixão em comum: conhecer o mundo! Ficamos noivos em 2016 em Paris, casamos em 2017 nas Ilhas Maldivas e em 2022 nasceu nosso pequeno viajante Vinícius. Vini agora tem 2 anos e já viajou de avião 35 vezes e já conhece 9 países. Nós já estivemos em 44! Resolvemos montar o blog para compartilhar um pouco das viagens que tanto amamos e, também, ajudar outras pessoas que desejam viajar com base em nossas experiências pessoais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima