Sem categoria

O que fazer em Cebu nas Filipinas: roteiro completo!

o que fazer em Cebu
Kawasan Falls

O que fazer em Cebu? Acreditem… Descobrimos por acaso. Apesar de termos lido sobre esse destino, conhecer esse lugar não estava nos planos para esta viagem.

Vejam o que aconteceu e que pode acontecer com qualquer um.

Então, nós iríamos sair de Coron para El Nido, mas cancelaram nosso ferry na hora do embarque, sem aviso prévio e não havia outro meio de transporte rápido para chegar até lá (o jeito mais rápido demoraria 1 dia e meio e demandaria 2 voos super caros). Também não havia outras empresas de ferries, os cancelamentos tinham sido gerais.

Assim, sentados numa calçada em frente à empresa de ferry, enquanto outros turistas se debatiam, xingavam e tentavam remediar o que não tinha remédio, decidimos que iriamos mudar os planos e ir para Cebu, pois para lá havia voo direto.

Vejam, não tínhamos planejado nada, não tínhamos hospedagem, passeios reservados, nada, mas mesmo assim seria melhor que demorar quase dois dias para chegar em El Nido e aproveitar pouco do lugar.

Para ler sobre nosso roteiro para Coron, clique aqui!

Para ler sobre nosso roteiro para Siargao, clique aqui

Então, ter problemas em uma viagem é inevitável, ainda mais em um destino como as Filipinas, onde o turismo ainda está começando a se desenvolver bem e o país tem uma infraestrutura um pouco precária e simples.

Logo, se for viajar para lá, tenha em mente que a chance de algo dar errado é grande (cancelamento de passeio, de ferry, passar mal com alguma comida, etc) e tenha em mente um plano B (e remédios!).

Assim, na nossa opinião, as Filipinas não é um destino para qualquer tipo de viajante, você tem que ser bem “cabeça aberta” e do tipo que leva com leveza eventuais perrengues que podem surgir. Tem que ter jogo de cintura e saber lidar, ligar para a família desesperado não é uma opção e não vai te ajudar rs…

Se você é muito inseguro, muito cheio de frescura ou não gosta de lugares rústicos, as Filipinas, infelizmente, não é para você…

Feitas essas considerações, vamos contar tudo sobre o nosso roteiro improvisado e tudo que há para fazer em Cebu.


Onde fica Cebu


Cebu é uma das províncias das Filipinas mais desenvolvidas, formada por mais de 160 pequenas ilhas.

Ainda, há a cidade de Cebu (Cebu City), que é uma das grandes cidades do país, altamente urbanizada.

No entanto, preste atenção! Apesar de ser uma cidade grande, com alguns pontos turísticos interessantes, os principais passeios de Cebu não ficam na “cidade de Cebu”, mas em cidades vizinhas como Oslob e Moalboal.

Claro que você pode optar por ficar na cidade de Cebu, mas importante saber que vai demorar aproximadamente de 2 a 3 horas para chegar nos pontos dos principais passeios.

o que fazer em Cebu
Distância de Cebu para Oslob

Veja que de Cebu City para Oslob (onde você nada com os tubarões baleia) você vai demorar quase 5 horas para chegar.

Apesar de serem apenas 184 Km, o trânsito não anda, é dentro de cidade e muitíssimo lento.


Quando visitar Cebu


Qual é a melhor época para visitar Cebu nas Filipinas?

Bom, a ilha tem uma estação seca entre novembro e maio, então em tese seria a melhor época, com menores chances de chuvas.

Porém, nos outros meses você pode encontrar as chuvas das monções.

No entanto, nós fomos em janeiro e pegamos algumas chuvas, mas eram apenas alguns rápidos períodos do dia, nada que tenha atrapalhado nossos passeios.


Como chegar em Cebu nas Filipinas


Primeiro: chegando nas Filipinas – em Manila ou Cebu.

Não tem voos diretos do Brasil para Manila, capital das Filipinas e claro, muito menos para a cidade de Cebu. É um país muito longe e, por isso, recomendamos que fique pelo menos 15 dias para valer a pena ou, no mínimo, que concilie com outros destinos na Ásia.

Como você precisará fazer algumas escalas, o melhor é procurar voos para destinos aleatórios E QUE ESTEJAM BARATOS e ver quanto é de lá para Manila ou até Cebu.

Para se ter uma ideia, de Hong Kong há voo direto para Cebu.

O que nós fizemos? Nós fomos para a África do Sul, ficamos 10 dias e, de lá, pegamos um voo para Manila, com escala em Hong Kong. Sabemos que também há voos com preços bons de Madri, Dubai, Doha, entre tantos outros destinos. Tem que fazer simulações diversas, com várias cidades.

Com toda a certeza, para economizar, você precisará pesquisar muito se deseja mesmo conhecer esse destino, mas garanto que vai valer a pena a economia.

Para voos saindo do Brasil, fizemos uma rápida simulação pelo site  Skyscanner e o melhor voo que encontramos foi esse:

o que fazer em Cebu
Pesquisa feita em 19/11/19 às 19h30

Vocês precisam ter em mente que as Filipinas são muito, muito longe, então será difícil achar uma promoção excelente. Um voo de 3 mil reais, na nossa opinião, está em um ótimo preço.

Segundo: saindo de Manila com destino a Cebu

Se você chegou em Manila, vai precisar de um voo para Cebu, que também pode ser pesquisado pelo Skyscanner. Na hora de pesquisar, coloque Mactan-Cebu Internacional (CEB), que é o aeroporto da região.

Até tem ferries que também fazem o trajeto, mas sinceramente não compensa, pelo tempo que vai demorar.

O voo custa, em média, de 100 a 200 reais o trecho, dependendo da época e as companhias que fazem o trajeto são: Cebgo, Cebu Pacific, PAL Express,
Philippine Airlines e Philippines AirAsia.

Terceiro: saindo do aeroporto

Nós ficamos hospedados em uma cidade chamada Maolboal que fica a mais de 3 horas do aeroporto, justamente para ficar perto dos passeios, então contratamos um motorista para nos levar até nosso hotel.

Então, super indicamos esse motorista porque ele foi demais e cobrou um preço bem justo. O nome dele é Rayan e o instagram dele é @rayandmib e o número dele é 09167931793, mas como ele não tem WhatsApp, melhor combinar pelo instagram ou pelo email: rayandmib@gmail.com

O carro era um corolla, super confortável e nós pagamos 3000 pesos (aproximadamente 240 reais), mas como dissemos, o trajeto demorava mais de 3 horas, um trânsito super lento e demorado, apesar da distância não ser muito grande em quilometragem.

o que fazer em Cebu
Este mapa ajuda a ter uma boa ideia de Cebu e de onde estão as atrações

Onde ficar hospedado em Cebu


Na nossa opinião, se você deseja conhecer as Kawasan Falls ou nadar com tubarões baleias, os melhores lugares para ficar hospedado são Moalboal ou Oslob.

Booking.com

Se você ficar em Cebu City vai gastar mais com o passeios e demorar mais tempo na estrada, vai ser muito cansativo, não recomendamos.

Nós ficamos em Moalboal e achamos um ótimo lugar.

Ficamos hospedados em um hostel chamado New Modern Summer House, foi o mais barato que achamos de última hora e gostamos muito. Pagamos 100 reais a diária para o casal, mas não tinha café da manhã. Os donos, no entanto, é um casal super simpático e gentil, eles nos ajudaram enviando um motorista para nos buscar no aeroporto e nos deram muitas dicas.

Além desse, indicamos, ainda, os seguintes hoteis:

Em Moalboal:

  • Pig Dive Hostel Moalboal – cama em dormitório compartilhado, sem café da manhã: a partir de 45 reais.
  • Smooth Cafe Hostel – cama em dormitório compartilhado, com café da manhã: a partir de 45 reais.
  • Beyond Island – quarto duplo privativo com banheiro, sem café da manhã: a partir de 107 reais.
  • Herbs Guest House – bangalô privativo para casal, com café da manhã: a partir de 110 reais.
  • Kojie House – quarto duplo privativo com banheiro, com café da manhã: a partir de 130 reais.
  • Adams View hotel – quarto duplo privativo com banheiro, sem café da manhã: a partir de 130 reais.
  • The Blue Orchid Resort – quarto duplo privativo com banheiro, sem café da manhã: a partir de 300 reais.
  • Dolphin House Resort Moalboal – quarto duplo privativo com banheiro, com café da manhã: a partir de 500 reais.

Em Oslob:

Use a caixa abaixo para ver outras opções e preços atualizados!

Booking.com

Quanto tempo ficar em Cebu


Em razão da logística para chegar, indicamos pelo menos três dias inteiros na ilha, descontando o dia que você chega e o dia que vai embora. Foi o que fizemos e foi bem legal, deu para conhecer as principais atrações.


O que fazer em Cebu


Quais as principais atrações de Cebu?

Vamos mencionar alguns dos passeios disponíveis. Fizemos os nossos com a Island Trek Tours todo contato foi por email e ficamos bem satisfeitos.

Não espere um primor de atendimento, pois como já falamos algumas vezes, o turismo nas Filipinas ainda é um pouco iniciante e, algumas vezes, acabam pecando em alguns detalhes… Nada que tenha atrapalhado o passeio ou feito “não valer a pena”. Mas é importante falar para que você, que está indo, ficar mais relaxado, pois no final sempre acaba dando tudo certo rs.

Os preços abaixo são POR PESSOA, para passeios privativo de DUAS PESSOAS, que foi o que fizemos. Se você estiver em um grupo maior ou quiser entrar em um grupo existente, os preços caem muito!

Visitar as Kawasan Falls

Estas cachoeiras são lindas e provavelmente o cartão postal de Cebu.

o que fazer em Cebu

Para este passeio há duas opções, ir direto para as cachoeiras ou fazer o CANYONEERING, que é um circuito bem aventureiro, no qual você passa por rios, outras cachoeiras, faz pulos de pedras e chega, ao final, nas Kawasan Falls.

Nós não estávamos com um espírito tão aventureiro e preferimos ir direto para as cachoeiras. Fomos de carro, com um guia, estacionamos e de lá seguimos por uns 15 minutos a pé.

Achamos que valeu a pena, mas é importante saber que o lugar não é vazio como muitas fotos da internet mostram. Principalmente quando chegam grupos do Canyonering, vira um mar de gente e dificilmente você vai conseguir uma foto legal.

o que fazer em Cebu
A realidade das Kawasan Falls que os blogs não monstram

Se possível, tente chegar bem cedo e evitar finais de semana e feriados. Com certeza terá uma experiência mais legal.

Preços médios por pessoa, para um grupo de duas pessoas, saindo de Moalboal:

  • 3.400 PHP (com canyonering) (~260 reais)
  • 2500 PHP (indo direto para as cachoeiras) (~192 reais)

Nadar com Tubarões Baleia

É um passeio muito procurado e não, não é perigoso. Os tubarões-baleia não são carnívoros hehehe.

De igual modo, aqui também tem duas opções, você ir num barquinho com um monte de pessoas e, em determinado momento, todo mundo pula na água com seu snorkel e fica tentando ver as baleias OU fazer o mergulho com cilindro e tem um pouco mais de privacidade.

Sinceramente, na nossa opinião, só vale a pena o mergulho com cilindro, o esquema dos barquinhos é caótico, são milhares deles, com milhares de turistas se matando por um momento com a baleia por perto. Achamos terrível!

No esquema do mergulho com cilindro você fica com seu mergulhador e ele vai te guiando por onde as baleias estão… É bem mais tranquilo e divertido.

o que fazer em Cebu

Mas importante falar que mesmo assim é tudo bem precário, você veste a roupa de mergulho na areia mesmo, perto de todo mundo, depois a tira lá também, tem uma ducha para ajudar.

De todo modo o que nos marcou mais nessa experiência foi que Otávio perdeu a aliança no meio do mar, fazendo o mergulho com cilindro. Obviamente sabíamos que seria impossível achar, mas acreditem, o mergulhador nos deixou na areia, voltou lá E ACHOU! Ele sabia em qual área de corais havia sido “mais ou menos” e voltou lá para procurar melhor sozinho.

o que fazer em Cebu
O peixinho invadiu nossa foto hehehe

Isso foi muito incrível porque como vocês já sabem, o país é bem pobre e as pessoas bem humildes, uma aliança de ouro teria um valor altíssimo lá. Ele poderia nem se preocupar em procurar ou, quem sabe, ter ficado com ela para ele. Mas não, se empenhou a encontrá-la e nos devolveu.

Obviamente nós demos uma boa gorjeta em agradecimento e ficamos muito felizes. Mas, por via das dúvidas, não mergulhem usando aliança ou outros aneis hehehe.

Preços médios por pessoa, para um grupo de duas pessoas, saindo de Moalboal:

  • 4200 PHP (ver e fazer snorkel comum): (~323 reais)
  • 6100 (mergulho com cilindro): (~470 reais)

Ver a corrida das sardinhas e nadar com tartarugas

Esse passeio é bem divertido e realmente você vê milhares de sardinhas, achamos demais.

o que fazer em Cebu

Agora sobre as tartarugas, só vimos uma, então a proposta de “nadar com tartarugas” é um pouco exagerada.

Era para termos ido para a Pescador Island, mas como o mar não estava bom, trocaram por esse passeio.

o que fazer em Cebu

Visitar as Inambakan Falls

Não tivemos oportunidade de conhecer essas cachoeiras, mas parecem bem bonitas. Ficam em Ginatilan e são bem menos turísticas e, consequentemente, bem mais vazias.

o que fazer em Cebu
Inambakan Falls – imagem do Pinterest

Visitar a Pescador Island

É uma ilha bem bonita, com vasta vida marinha, dizem que dá para ver muitos peixes e tartarugas. Planejamos ir para lá, mas no dia, por conta do tempo ruim, tivemos que alterar o passeio por outro.

o que fazer em Cebu
Pescador Island – imagem do TripAdivsor

Preço médio por pessoa, para um grupo de duas pessoas, saindo de Moalboal:

  • 3.700 PHP (~285 reais)

Visitar a Sumilon Island

É outra ilha bem bonita que normalmente as pessoas visitam no mesmo dia que fazem o passeio de mergulhar com os tubarões baleias.

o que fazer em Cebu
Sumilon Island – imagem do TripAdvisor

Preço médio por pessoa, para um grupo de duas pessoas, saindo de Moalboal:

  • 2.500 PHP  (~192 reais)

Vários passeios podem ser feitos no mesmo dia e, juntos, tem algum desconto. Confiram com a agência escolhida as opções disponíveis.

Visitar a Kalanggaman island

É uma praia muito linda, com uma faixa de areia que some pelo mar. Não visitamos, mas pelas fotos parece um lugar sensacional.

o que fazer em Cebu
Kalanggaman Island – imagem do site https://matadornetwork.com/

Preço médio por pessoa, para um grupo de pelo menos duas pessoas, saindo de Moalboal:

Preço médio por pessoa, para um grupo de duas pessoas, saindo de Moalboal:

  • 6.300 PHP (~484 reais)

Nossa sugestão de roteiro para as Filipinas


Quais ilhas conhecer numa viagem para as Filipinas?

Para uma viagem de até 15 dias pelas Filipinas, nossa sugestão é: El Nido, Coron e Siargao.

Porém, apenas se você tiver mais dias disponíveis, sugerimos visitar Cebu, pois foi a que achamos “menos legal”.

Em qual ordem indicamos?

Nossa sugestão é: Siargao, Coron, Cebu e El Nido por último.

Primeiramente, pegue um voo de Manila (capital) para Siargao.

De Siargao, pegue um voo para Coron e, de Coron, pegue um voo para Cebu e, de lá, outro voo para El Nido.


Sugestão de roteiro de 3 ou 4 ou dias em Cebu


Roteiro de 3 dias em Cebu

Dia 1.

Chegando em Cebu, vá direto para sua cidade, recomendamos Moalboal que foi a cidade escolhida por nós, fica a 3 horas do aeroporto de Cebu. Se não der tempo de fazer um passeio nesse dia, vá para White Beach, que é uma das poucas praias legais da região.

o que fazer em Cebu
White Beach – A única mais ou menos bonita de Moalboal

Uma indicação de restaurante é o Three Bears.

Dia 2.

Indicamos visitar a Pescador Island e ver a corrida das sardinhas.

Para mais detalhes você pode ver esse link da agência que usamos, com valores atualizados: Pescador Island + Sardine Run

No final do dia, vá para o Happy Hour do Kugita, é muito gostoso e com ótimos preços.

Dia 3.

Indicamos visitar as Kawasan Falls pela manhã e a tarde nadar com os tubarões baleia.

Lembre que quanto mais cedo você chegar, menos gente encontrará nas cachoeiras.

o que fazer em Cebu

Roteiro de 4 dias em Cebu

Dia 1.

Chegando em Cebu, vá direto para sua cidade, recomendamos Moalboal que foi a cidade escolhida por nós, fica a 3 horas do aeroporto de Cebu. Se não der tempo de fazer um passeio nesse dia, vá para White Beach, que é uma das poucas praias legais da região.

Uma indicação de restaurante é o Three Bears.

Dia 2.

Indicamos visitar a Pescador Island e ver a corrida das sardinhas.

Para mais detalhes você pode ver esse link da agência que usamos, com valores atualizados: Pescador Island + Sardine Run

No final do dia, vá para o Happy Hour do Kugita, é muito gostoso e com ótimos preços.

Dia 3.

Indicamos visitar as Kawasan Falls pela manhã e a tarde nadar com os tubarões baleia.

o que fazer em Cebu

Para preços atualizados clique aqui.

Lembre que quanto mais cedo você chegar, menos gente encontrará nas cachoeiras.

Dia 4.

Para quem tem um dia a mais na região, indicamos fazer um dos seguintes passeios: visitar a ilha Sumilon, passar o dia em Bohol ou visitar a ilha Kalanggaman.

Bluewater Sumilon Island Day Tour

Private Bohol Day Tour Package

Kalanggaman island


Como se locomover em Cebu


Como em todas as ilhas que visitamos, o melhor jeito de se locomover é caminhar ou usar os triciclos (que na Tailândia chamam Tuk Tuk).

Se for usar o triciclo, sempre tenha em mente que para turista vão cobrar mais caro que o preço usual, então se estiver achando “absurdo demais” o valor cobrado, comece caminhar que logo eles vão voltar atrás e dar um desconto.

o que fazer em Cebu

Para os passeios, a agência nos buscou e deixou no hotel.


Moeda, Câmbio e Gastos em Cebu


Qual é a moeda das Filipinas?

O peso filipino (PHP).

Convertendo, temos:

1 real = 13 pesos filipinos

ou

1 peso filipino = 0,07 reais

Em todos lugares que fomos, só aceitavam pesos filipinos, não aceitam nem dólares.

Dessa maneira, nós fizemos o câmbio no aeroporto mesmo e conseguimos, quando fomos (janeiro de 2019), a seguinte cotação:

1 dólar = 52 pesos filipinos

É importante levar dinheiro suficiente para toda sua estadia, pois pode ser difícil usar os poucos caixas eletrônicos disponíveis. Na maioria das vezes estão quebrados.

o que fazer em Cebu

Que moeda levar para as Filipinas?

Dólares ou euros para fazer o câmbio assim que chegar nas Filipinas.

Nós levamos dólares para fazer o câmbio, não leve reais pois dificilmente encontrará uma casa de câmbio que aceite.

Gastos que tivemos em Cebu:

Vamos mencionar agora alguns dos gastos que tivemos em Cebu, achamos que ajuda o viajante a ter uma noção do que esperar do lugar.

Hospedagem: hostel com quarto privativo – 100 reais.

Transfer do aeroporto de Cebu para Moalboal, num carro privativo – 3000 pesos (3 horas de viagem)(~ 230 reais)

Cervejas no Happy Hour do restaurante Kugita – 30 pesos (~2 reais)

Prato de Spaghetti em um restaurante fast food – 50 pesos (~3,80 reais)

Dois dias de passeios privativos para 2 pessoas com aproximadamente uma hora de mergulho com cilindro (lembrando que o mergulho com cilindro encarece bastante o passeio, mas vale muito a pena) – 17.500 pesos (~1346 reais)

Nossos passeios ficaram mais caros porque optamos pelo tour privativo, se você estiver disposto a entrar num grupo de mais pessoas, vai economizar uma boa grana.


Idioma das Filipinas


Qual idioma se fala nas Filipinas? Filipino e inglês.

Assim, se você fala um pouco de inglês vai se virar bem, as pessoas são bem simpáticas.


Segurança em Cebu


Achamos Cebu um lugar muito seguro, não vimos nenhuma situação estranha ou suspeita. Além disso, nossos amigos filipinos nos falaram que crimes não são comuns, especialmente relacionados a turistas.

Seja como for, é sempre importante tomar conta dos pertences pessoais e não deixar dinheiro ou bens valiosos visíveis nos quartos dos hotéis.

o que fazer em Cebu

Seguro viagem para Coron


Ter um seguro viagem é muito importante. Muitos imprevistos podem acontecer e o custo de um tratamento médico ou odontológico em outro país com certeza será bem elevado. 

Definitivamente, nas Filipinas, você precisará de um seguro viagem já que, como dissemos, o país tem uma infraestrutura precária e a última coisa que você vai desejar é ser atendido em um hospital público, em uma emergência.

Ademais, não fazer um seguro viagem é o tipo de economia que pode te custar muito caro depois. 

Nesse sentido, a Real Seguro viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008 trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Ela apresenta os melhores preços, de acordo com as suas necessidades. Nós usamos e recomendamos muito!

Faça um orçamento no banner abaixo e compare:

Seguro Viagem Asia

Dicas Gerais e curiosidades sobre Cebu


  • Visto: brasileiro não precisa
  • Eletricidade: 220 V
  • Tomada: tipo A
o que fazer em cebu
  • Sapatilha aquática. Indicamos muito! Há muitas pedras afiadas nos passeios.
  • Religião: apesar da maioria dos países asiáticos serem budistas, hinduístas, nas Filipinas a população é, grande maioria, católica cristã, em razão da colonização espanhola. Tanto é que você vai ver que, normalmente, as pessoas possuem nomes espanhóis. Aliás, o próprio nome “Filipinas”, é uma homenagem ao rei espanhol Felipe II.
  • Esporte preferido: basquete, vimos quadras por todos os lugares, e o que achamos engraçado é que a população é bem baixinha (não que os baixinhos não possam jogar basquete, mas estamos acostumados com pessoas mais altas optando por esse esporte hehehe)
  • Alimentação. Evite comidas cruas, para diminuir a chance de contaminação. Não é raro encontrar pessoas que acabam sofrendo uma infecção alimentar em uma viagem para as Filipinas. De igual modo, água, apenas mineral.
  • Precariedade. Suponha que as coisas sempre podem dar errado e tenha um plano B em mente, para tudo: hotel, passeio, transportes, etc. As Filipinas tem uma estrutura ainda muito simples e um preparo não muito elevado para lidar com o turismo.
  • Remédios. Carregue diversos e para problemas diferentes, há muita notícia de turistas contaminados com água e comida. Se for algo leve, um remédio pessoal pode resolver, mas dependendo da gravidade, procure o hospital mais próximo.

Nós amamos conhecer as Filipinas, achamos um país apaixonante e Cebu, apesar de não estar nos nossos planos iniciais, foi um lugar muito legal de se conhecer.

No entanto, na nossa opinião, só recomendamos Cebu como uma quarta opção de ilha, se seu tempo de viagem permitir… Se for muito curto, recomendamos apenas El Nido, Coron e Siargao.

Gostamos, mas foi a ilha que menos gostamos, as atrações principais se resumem à Kawasan Falls e nadar com os tubarões baleia. Achamos que as outras ilhas tem muito mais para oferecer.

o que fazer em Cebu
Nadando com Tubarões Baleia

Se tiver ficado alguma dúvida sobre como organizar seu roteiro, nos mande uma mensagem, teremos o maior prazer em ajudar!

E não deixe de ler nossos roteiros para Coron e Siargao, ficaram muito legais.!

Se curtir nosso blog, não deixe de nos seguir no Instagram: @hajaviagem

Uma goiana e um gaúcho, ambos formados em Direito, funcionários públicos em Brasília e uma paixão em comum: conhecer o mundo!

2 Comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: