Resolvi fazer um guia rápido para ajudar quem deseja ir para Seychelles. Assim, serão informações mais objetivas e práticas e, caso queira detalhes mais específicos, acesse os seguintes posts:
- Post sobre Mahé, a capital de Seychelles.
- Post sobre Praslin, a segunda maior ilha de Seychelles.
- Post sobre La Digue, a ilha mais charmosa de Seychelles.
Como chegar nas Ilhas Seychelles:
Primeiramente, é importante saber que não existem voos diretos para Seychelles e sua opção será um voo saindo do Brasil com, no mínimo, uma escala. Ou, se já estiver em viagem por algum outro país, verificar se tem voos para lá com bons preços e duração. Nós fomos para Seychelles a partir da Tanzânia, com uma escala em Nairobi.
Definir quais ilhas de Seychelles você vai visitar:
Nossa sugestão é chegar em Mahé, passar uns dias. Pegar um voo para Praslin (ou ferry). Depois, pegar um ferry para La Digue. Por fim, voltar de ferry para Mahé.
Reservar sua hospedagem em cada uma das ilhas que irá visitar em Seychelles:
Em seguida, reserve sua hospedagem em cada uma das ilhas que você quer visitar.
Nossa sugestão de roteiro de 10 dias para as ilhas Seychelles:
- Primeiro dia – Chegada em Mahé
- Segundo dia – Passeio em Mahé
- Terceiro dia – Passeio em Mahé
- Quarto dia – Pegar um voo para Praslin
- Quinto dia – Passeio em Praslin
- Sexto dia – Passeio em Praslin
- Sétimo dia – Ferry para La Digue
- Oitavo dia – Passeio em La Digue
- Nono dia – Passeio em La Digue
- Décimo dia – Passeio em La Digue
- Décimo primeiro dia – Retorno para Mahé e voo para o Brasil
Fazer seu seguro viagem para as ilhas Seychelles:
Como se sabe, o país é bem caro e é importante viajar com seu seguro viagem e mãos. Muita gente viaja só com o seguro do cartão de crédito, mas é importante lembrar que estes seguros normalmente são apenas a título de reembolso. Ou seja, primeiro você paga tudo com seu dinheiro e, voltando ao Brasil, faz um requerimento administrativo para obter o reembolso, o que obviamente vai demorar alguns dias, semanas ou, quem sabe, meses.
Nesse sentido, o seguro da Real Seguros é sempre uma opção mais confiável, na medida em que, se precisar de um atendimento médico, eles cobrem tudo imediatamente. Faça seu orçamento, verá que é a opção mais em conta atualmente.
Organizar a mala:
Essa é a parte mais gostosa e fácil. Como é um destino de praia, basicamente é roupa de banho e roupas leves. Não levamos sandália, roupa social, nada disso. Até porque os restaurantes simples já eram tão caros que, para nosso orçamento, era totalmente fora de cogitação ir em restaurantes chiques.
Informações Gerais sobre as Ilhas Seychelles:
- Visto: Brasileiros não precisam de visto para visitar as Ilhas Seychelles, mas lembre-se de viajar com o seu passaporte com uma validade mínima de seis meses.
- Moeda: A moeda oficial é a rúpia de Seychelles, mas você consegue pagar quase tudo usando euros ou dólares. No entanto, recomendamos levar EUROS, pois é mais valorizado e você encontrará melhores cotações na hora de converter.
- Idioma: há três idiomas – inglês, francês e crioulo seychelense. Todo mundo fala bem os três, então conseguirá se virar muito bem com o inglês (ou francês).
- Documentação para imigração: um tempo atrás, alguns brasileiros foram pegos tentando transportar drogas para Seychelles e, desde então, ouvimos falar que estão um pouco mais rigorosos com brasileiros na imigração. Com nós não aconteceu nada demais, mas pediram para ver todos comprovantes de hospedagens (de todas as ilhas) e passagem de volta para o Brasil. Como não pode usar o celular nessa área, leve tudo IMPRESSO em uma pastinha, pode ser que não te peçam nada, mas por via das dúvidas esteja com tudo em mãos. Além disso, aconselhamos levar documentação profissional e tudo que você tiver para comprovar que não vai praticar nada de ilícito no país.
- Comprovante de vacinação contra febre amarela: leve, é necessário e eles olham. Lembrando que não é a carteira de vacinação, mas o certificado internacional de vacinação, emitido pela ANVISA.
- Tomada e voltagem. A tomada segue o padrão britânico e a voltagem é 220v. Leve seu adaptador de tomada.
- Água: A água de torneira de Seychelles atende às especificações da Organização Mundial da Saúde e é potável em todo o país. Nós raramente compramos água, normalmente reabastecíamos nossa garrafa.
- Sapatilha aquática: levamos e não usamos, são poucas praias com pedras e, mesmo assim, as que tem, dá para desviar. Não achamos um item indispensável, a não ser que você tenha pés realmente muito sensíveis.
- Drone em Seychelles: se você tem um, pode voar sem medo, não tivemos nenhum problema com o nosso.
- Chip de Celular em Seychelles: nós não compramos, usamos apenas mapas offline. Não sabemos se mudou o valor, mas no aeroporto, quando fomos (2020), vimos para vender pelo seguintes preços: