Sem categoria

Escala em Londres: o que dá para fazer?

escala em londres

O que fazer em uma escala em Londres?

Todos sabem que voos com escalas são, na maioria das vezes, mais baratos. Assim, se não tivermos como “não fazer a escala”, procuramos escalas mais longas que permitam que passemos algumas horas em um lugar com tempo suficiente para conhecer alguns pontos turísticos.

Assim, você está voando para a Europa e fará uma escala grande em Londres? Gostaria de aproveitar ao máximo seu dia londrino, quem sabe comer um fish and chips ou ver o Palácio de Buckingham? Mas é possível tudo em um dia? Sim, é possível aproveitar a sua escala em Londres e conhecer muita coisa por causa da facilidade de transporte e da proximidade dos principais pontos turísticos da capital dos britânicos.

Nós pegamos um voo da British Airways com uma escala de 13 horas em Londres e vamos contar aqui o que deu tempo de fazer nesse tempo!

Para ler incríveis dicas sobre como encontrar bons preços de passagens, leia o post: Como encontrar bons bons preços de passagens.


Aeroportos 
cropped-cropped-img_0429.jpg


Londres é uma das cidades mais visitadas do mundo (mais ou menos 30 milhões de turistas por ano) e, por consequência, possui cinco aeroportos internacionais para dar vazão a esta enorme quantidade de turistas. Além destes cinco, ainda há aeroportos de menor porte e que suportam apenas voos domésticos ou particulares e que por esta razão não serão mencionados.

Os aeroportos internacionais de Londres, em ordem de tamanho e quantidade de voos são: Heathrow, Gatwick, Stansted, Luton e London City Airport. Se você está vindo do Brasil ou retornando para ele a maior probabilidade é que o seu aeroporto seja o Heathrow ou o Gatwick que são os dois maiores, os outros três aeroportos servem mais às companhias de baixo custo e com voos internos na Europa.

Como nós descemos em Heatrow e este é o maior aeroporto é dele que iniciaremos nosso trajeto.

Tanto o Heathrow quanto o Gatwick possuem estações de metrô dentro de seus terminais e, como o objetivo é transporte rápido e barato para aquele bate e volta, recomendamos o metrô, aqui chamado de Underground ou simplesmente tube pelos londrinos, foi a nossa opção.

Os dois aeroportos são muito grandes, o de Heathrow é gigantesco, considere esta informação para retornar com antecedência, pois pode ser demorado chegar até o seu terminal de partida e, com certeza, ninguém quer perder o seu voo.

Assim, só recomendamos o bate e volta se a sua escala for de, no mínimo, 8 (oito) horas pois você deverá levar mais ou menos 1 hora e meia para deixar o aeroporto e chegar no centro e terá de iniciar a sua volta mais ou menos 3 horas antes da partida do voo, assim teria mais ou menos 3 a 4 horas “livres” para curtir o centro de Londres, menos do que isto achamos que não vale a pena, o melhor é esperar no aeroporto mesmo.

escala em londres

Transporte 
cropped-cropped-img_0429.jpg


A opção mais prática e mais barata para ir ao  centro de Londres se você estiver no aeroporto de Heathrow é o metrô. Praticamente todos os terminais de Heathrow são dotados de uma estação de metrô ou de underground como eles chamam, ou simplesmente “the tube” para um bom londrino.

Saindo de Heathrow você estará na linha azul, escura ou Piccadilly que pode ser a única linha que você vai utilizar, pois esta linha possui estações nas principais atrações turísticas de Londres, como Harrods (Knightsbridge), Hyde Park, Palácio de Buckingham (a curta distância do Green Park), Piccadilly Circus, Leicester Square e Covent Garden.

Para se ter uma ideia, do aeroporto até o palácio de Buchingham, por exemplo, são 18 paradas e, mais ou menos, 55 minutos.

Então, nosso roteiro de 1 dia fica muito simples, pois podemos visitar tudo sem se preocupar com trocas de trens ou aprender muito sobre o metrô.

escala em londres

O que visitar 
cropped-cropped-img_0429.jpg


Após pegar a linha Piccadilly desça na estação Covent Garden, ali está localizado o prédio do antigo mercado cercado de lojinhas de artesanato, artistas de rua, caso esteja faminto pode ser um bom lugar para um lanche rápido.

Após a visita ao antigo mercado recomendamos uma agradável e rápida caminhada até a Leicester Square, nesta praça, que foi construída em 1670, há um grande número de Cinemas ao seu redor, razão pela qual é o local preferido para os anúncios de estreias de filmes em Londres.

Após a visita à Leicester Square estamos muito perto de um dos principais pontos turísticos de Londres, a Piccadilly Circus, que poderia facilmente ser comparada com a Times Square em NYC, na Piccadillly Circus está localizada a famosa Estátua de Eros, bares e teatros do West End londrino, além de várias lojas de materiais esportivos com preços bem atrativos, além disto, é aqui que podem ser adquiridos ingressos para musicais e peças de teatro.

Para finalizar, considere uma caminhada pela Avenida Piccadilly e suas luxuosas lojas.

Após esta parte mais urbana do passeio nada melhor do que relaxar em um parque limpo, arrumado e lindo, certo?

E se dentro deste parque estiver o palácio mais famoso do mundo? Claro que estamos falando do Green Park e é para lá que nós vamos. Dentro do Green Park, após uma caminhada de mais ou menos vinte minutos você chegará ao Palácio de Buckingham residência oficial da família real britânica. A troca de guarda ocorre 11h da manhã com pontualidade britânica, mas ela não acontece todos os dias, porém com uma rápida consulta na internet você pode ver se teve sorte de a sua escala em Londres permitir assisti-la.

escala em londres

Depois de conhecer o Palácio de Buckingham recomendamos que você vá até a Avenida The Mall e caminhe até a praça favorita dos londrinos e, possivelmente, uma das praças mais famosas do mundo, a Trafalgar Square.

Esta praça é o centro afetivo de Londres e local das comemorações importantes dos londrinos, como a colocação da árvore de Natal e o Ano Novo, além disto, lá está localizada a Coluna de Nelson que celebra a vitória inglesa na batalha de Trafalgar em que o Almirante Nelson derrotou a “invencível armada” espanhola e a frota naval francesa, comandada por Napoleão. Na Trafalgar Square também está localizada a Galeria Nacional.

Após a visita à Trafalgar Square podemos caminhar pela Whitehall Avenue, local de vários órgãos importantes do Governo Inglês, em uma rua paralela à Whitehall Avenue está a famosa Downing Street onde fica a residência do Primeiro Ministro britânico no seu número 10. No final da avenida chegaremos a Praça do Parlamento, local da Abadia de Westminster, onde são realizadas as cerimônias de coroação dos monarcas britânicos, além dos casamentos reais, como o Príncipe Charles e da Princesa Diana, além disto, a Abadia é o local de enterro das pessoas mais famosas da Inglaterra.

Mais adiante, bastante perto, está o Palácio de Westminster, sede do Parlamento britânico e do relógio mais famoso do mundo, o Big Ben, atualmente o local está em reformas e provavelmente só estará aberto novamente em 2021, de qualquer sorte, sempre vale a visita, ainda que apenas do lado de fora.

Hora de atravessar o Rio Tâmisa e conhecer a incrível roda gigante londrina, a London Eye com uma vista absolutamente fantástica de Londres.

escala em londres

Bastante próximo da London Eye temos uma enorme variedade de restaurantes e pubs locais, então é o momento ideal para experimentar um fish and chips ou quem sabe uma cerveja britânica. Mas atenção, ao contrário dos bares e restaurantes no Brasil, aqui na Inglaterra primeiro você paga e depois recebe o seu pedido, e para cada pedido é necessário pagar mais uma vez, assim se tomarem 5 cervejas terá de pagar 5 vezes e, de preferência, trocado.

Ao final do dia é chegada a hora de voltar para o aeroporto e terminar este dia londrino, simplesmente vá até o metrô na linha Piccadilly e retorne para o aeroporto.

Londres é uma cidade ideal para uma escala de um dia em virtude da qualidade dos transportes públicos e do fato de a maioria dos pontos turísticos serem muito próximos uns dos outros, podendo facilmente serem percorridos a pé ou de metro sem a necessidade de trocar de linha.

Gostaram? Qualquer dúvida nos mande uma mensagem que tentamos ajudar!

Uma goiana e um gaúcho, ambos formados em Direito, funcionários públicos em Brasília e uma paixão em comum: conhecer o mundo!

2 Comentários

  • Ana

    Boa tarde! Primeira vez que viajo para fora do Brasil, super crua em escalas internacionais! tenho uma escala em Londres de 8 horas. Estava super ansiosa querendo fazer um mini tour! e achei o blog procurando info. Amei e me animei! só uma dúvida: para sair e retornar do Heatrhow, há taxas de embarque a serem pagas novamente?

    • hajaviagem

      Oi Ana! Desculpa a demora em responder, estava viajando! Mas então, não paguei nenhuma taxa pra sair e nem pra retornar, se tiver isso é algo muito recente… mas eu acho que não tem não, a taxa de embarque vc paga só na emissão da passagem mesmo! 🙂

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: