Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Escala em Londres: o que dá para fazer?

Índice desta matéria

ponto turistico em Londres

O que fazer em uma escala em Londres? Vale a pena?

Todos sabem que voos com escalas são, na maioria das vezes, mais baratos. Assim, se não tivermos como “não fazer a escala”, procuramos escalas mais longas que permitam que passemos algumas horas em um lugar com tempo suficiente para conhecer alguns pontos turísticos.

Assim, você está voando para a Europa e fará uma escala grande em Londres? Gostaria de aproveitar ao máximo seu dia londrino, quem sabe comer um fish and chips ou ver o Palácio de Buckingham? Mas é possível tudo em um dia? Sim, é possível aproveitar a sua escala em Londres e conhecer muita coisa por causa da facilidade de transporte e da proximidade dos principais pontos turísticos da capital dos britânicos.

Nós pegamos um voo da British Airways com uma escala de 13 horas em Londres e vamos contar aqui o que deu tempo de fazer nesse tempo!

Para ler incríveis dicas sobre como encontrar bons preços de passagens, leia o post: Como encontrar bons bons preços de passagens.


Aeroportos em Londres e tempo necessário para sua escala em Londres


Londres é uma das cidades mais visitadas do mundo (mais ou menos 30 milhões de turistas por ano) e, por consequência, possui cinco aeroportos internacionais para dar vazão a esta enorme quantidade de turistas. Além destes cinco, ainda há aeroportos de menor porte e que suportam apenas voos domésticos ou particulares e que por esta razão não serão mencionados.

Os aeroportos internacionais de Londres, em ordem de tamanho e quantidade de voos são: Heathrow, Gatwick, Stansted, Luton e London City Airport. Se você está vindo do Brasil ou retornando para ele a maior probabilidade é que o seu aeroporto seja o Heathrow ou o Gatwick que são os dois maiores, os outros três aeroportos servem mais às companhias de baixo custo e com voos internos na Europa.

Como nós descemos em Heatrow e este é o maior aeroporto é dele que iniciaremos nosso trajeto.

Tanto o Heathrow quanto o Gatwick possuem estações de metrô dentro de seus terminais e, como o objetivo é transporte rápido e barato para aquele bate e volta, recomendamos o metrô, aqui chamado de Underground ou simplesmente tube pelos londrinos, foi a nossa opção.

Os dois aeroportos são muito grandes, o de Heathrow é gigantesco, considere esta informação para retornar com antecedência, pois pode ser demorado chegar até o seu terminal de partida e, com certeza, ninguém quer perder o seu voo.

ATENÇÃO! Certamente só recomendamos o bate e volta se a sua escala for de, no mínimo, 8 (oito) horas.

 

Isso porque você deverá levar mais ou menos 1 hora e meia para deixar o aeroporto e chegar no centro e terá de iniciar a sua volta mais ou menos 3 horas antes da partida do voo, assim teria mais ou menos 3 a 4 horas “livres” para curtir o centro de Londres, menos do que isto achamos que não vale a pena, o melhor é esperar no aeroporto mesmo.

escala em londres

Transporte em Londres: como sair do aeroporto


A opção mais prática e mais barata para ir ao  centro de Londres se você estiver no aeroporto de Heathrow é o metrô. Praticamente todos os terminais de Heathrow são dotados de uma estação de metrô ou de underground como eles chamam, ou simplesmente “the tube” para um bom londrino.

Saindo de Heathrow você estará na linha azul, escura ou Piccadilly que pode ser a única linha que você vai utilizar, pois esta linha possui estações nas principais atrações turísticas de Londres, como Harrods (Knightsbridge), Hyde Park, Palácio de Buckingham (a curta distância do Green Park), Piccadilly Circus, Leicester Square e Covent Garden.

Por exemplo, do aeroporto até o palácio de Buchingham, por exemplo, são 18 paradas e, mais ou menos, 55 minutos.

Então, nosso roteiro de 1 dia fica muito simples, pois podemos visitar tudo sem se preocupar com trocas de trens ou aprender muito sobre o metrô.

escala em londres

O que visitar em uma escala em Londres


Em resumo, na nossa escala, conseguimos visitar os seguintes pontos turísticos: 

  • Leicester Square
  • Piccadilly Circus
  • Avenida Piccadilly
  • Green Park
  • Palácio de Buckingham
  • Avenida The Mall
  • Trafalgar Square
  • Whitehall Avenue
  • Praça do Parlamento
  • Palácio de Westminster
  • Big Ben
  • Rio Tâmisa
  • London Eye

Por onde começar?

Pegue a linha Piccadilly e desça na estação Covent Garden. Certamente você encontrará o prédio do antigo mercado, rodeado por lojinhas de artesanato e artistas de rua. Se estiver com fome, este é um ótimo lugar para um lanche rápido.

Depois de visitar o mercado, faça uma agradável caminhada até Leicester Square. Esta praça, construída em 1670, é cercada por cinemas, o que a torna o local preferido para os anúncios de estreias de filmes em Londres.

Seguindo sua caminhada, você chegará rapidamente à Piccadilly Circus, um dos principais pontos turísticos de Londres, facilmente comparável à Times Square de Nova York. Além disso, em Piccadilly Circus, está a famosa Estátua de Eros, além de bares, teatros do West End e várias lojas de materiais esportivos com preços atrativos. Ademais, aqui também é possível adquirir ingressos para musicais e peças de teatro.

Para finalizar, aproveite para caminhar pela Avenida Piccadilly, onde estão localizadas várias lojas luxuosas.

Após essa parte mais urbana do passeio, nada melhor do que relaxar em um parque bonito, limpo e bem cuidado, não é? E se esse parque abrigar o palácio mais famoso do mundo? Estamos falando do Green Park. Após uma caminhada de cerca de vinte minutos dentro do parque, você chegará ao Palácio de Buckingham, residência oficial da família real britânica. A troca da guarda ocorre às 11h da manhã, com a pontualidade característica dos britânicos. No entanto, ela não acontece todos os dias, mas você pode verificar a programação na internet para saber se terá sorte de assistir ao evento durante sua estadia em Londres.

 

Green Park em Londres

Após visitar o Palácio de Buckingham, caminhe até a Avenida The Mall e siga para a Trafalgar Square, uma das praças mais famosas do mundo e favorita dos londrinos. Além disso, Trafalgar Square é o centro afetivo da cidade, palco de grandes comemorações, como a colocação da árvore de Natal e a virada de Ano Novo. Lá, você encontrará a Coluna de Nelson, que celebra a vitória inglesa na Batalha de Trafalgar, bem como a Galeria Nacional.

Depois de explorar a Trafalgar Square, podemos caminhar pela Whitehall Avenue, uma rua que abriga diversos órgãos importantes do Governo Inglês. Em paralelo a Whitehall, está a famosa Downing Street, onde fica a residência oficial do Primeiro Ministro britânico, no número 10.

Logo no final da avenida chegaremos a Praça do Parlamento, local da Abadia de Westminster, onde são realizadas as cerimônias de coroação dos monarcas britânicos, além dos casamentos reais, como o Príncipe Charles e da Princesa Diana. Além disto, a Abadia é o local de enterro das pessoas mais famosas da Inglaterra.

Mais adiante, bastante perto, está o Palácio de Westminster, sede do Parlamento britânico e do relógio mais famoso do mundo, o Big Ben, atualmente o local está em reformas e provavelmente só estará aberto novamente em 2021, de qualquer sorte, sempre vale a visita, ainda que apenas do lado de fora.

Hora de atravessar o Rio Tâmisa e conhecer a incrível roda gigante londrina, a London Eye com uma vista absolutamente fantástica de Londres.

 

o que fazer em uma escala em Londres

 

Contudo, próximo à London Eye, há uma grande variedade de restaurantes e pubs locais, perfeitos para experimentar um fish and chips ou uma cerveja britânica.

Porém, caso não saiba, importante lembrar que, ao contrário do Brasil, na Inglaterra você paga antes e por cada pedido. Ou seja, se tomar 5 cervejas, pagará 5 vezes, preferencialmente em dinheiro trocado.

Por fim, basta pegar o metrô na linha Piccadilly e seguir para o aeroporto.

De fato, Londres é ideal para uma escala de um dia, graças à qualidade dos transportes públicos e à proximidade dos principais pontos turísticos, que podem ser facilmente visitados a pé ou de metrô sem trocas de linha.

Já conhece nosso Instagram? Segue a gente lá e venha acompanhar as próximas viagens @hajaviagem

Seguro Viagem Europa

 

Haja Viagem
Prazer, somos Thaís e Otávio!

Uma goiana – Thaís (36 anos) – e um gaúcho – Otávio (44 anos), ambos formados em Direito, funcionários públicos em Brasília e uma paixão em comum: conhecer o mundo! Ficamos noivos em 2016 em Paris, casamos em 2017 nas Ilhas Maldivas e em 2022 nasceu nosso pequeno viajante Vinícius. Vini agora tem 2 anos e já viajou de avião 35 vezes e já conhece 9 países. Nós já estivemos em 44! Resolvemos montar o blog para compartilhar um pouco das viagens que tanto amamos e, também, ajudar outras pessoas que desejam viajar com base em nossas experiências pessoais.

0 comentário em “Escala em Londres: o que dá para fazer?”

  1. Boa tarde! Primeira vez que viajo para fora do Brasil, super crua em escalas internacionais! tenho uma escala em Londres de 8 horas. Estava super ansiosa querendo fazer um mini tour! e achei o blog procurando info. Amei e me animei! só uma dúvida: para sair e retornar do Heatrhow, há taxas de embarque a serem pagas novamente?

    1. hajaviagem

      Oi Ana! Desculpa a demora em responder, estava viajando! Mas então, não paguei nenhuma taxa pra sair e nem pra retornar, se tiver isso é algo muito recente… mas eu acho que não tem não, a taxa de embarque vc paga só na emissão da passagem mesmo! 🙂

  2. Boa tarde! Primeira vez que viajo para fora do Brasil, super crua em escalas internacionais! tenho uma escala em Londres de 8 horas. Estava super ansiosa querendo fazer um mini tour! e achei o blog procurando info. Amei e me animei! só uma dúvida: para sair e retornar do Heatrhow, há taxas de embarque a serem pagas novamente?

    1. hajaviagem

      Oi Ana! Desculpa a demora em responder, estava viajando! Mas então, não paguei nenhuma taxa pra sair e nem pra retornar, se tiver isso é algo muito recente… mas eu acho que não tem não, a taxa de embarque vc paga só na emissão da passagem mesmo! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima