Estávamos com planos de conhecer a Tailândia, mas descobrimos as Filipinas por acaso, através de um casal filipino que conhecemos na Noruega. Eles nos falaram sobre as belezas do lugar e não tivemos dúvida de que queríamos conhecer esse país. Aqui vamos contar um pouco do nosso roteiro completo para Siargao nas Filipinas, viagem que aconteceu em janeiro de 2019.
Para quem não sabe, as Filipinas são um arquipélago com mais de 7 mil ilhas e escolhemos três para conhecer na nossa viagem de 15 dias: Siargao, Coron e Cebu.
Na verdade, iríamos para El Nido, que é a mais “famosa”, mas cancelaram nosso Ferry e tivemos que pegar um voo para Cebu.
No entanto, contaremos mais sobre esse “perrengue” no próximo post.
Mas, sobre Siargao, é importante dizer que se trata de uma ilha de 437 km² e aproximadamente 95 mil habitantes, é conhecida também como a capital do surf.
Além disso, podemos dizer que é muito deslumbrante, belezas incríveis, um mar azul turquesa e com preços assustadoramente baixos. É o paraíso para viajantes que querem gastar pouco!
Onde fica Siargao
Inclusive, pessoas que haviam se mudado para a capital Manila, estão voltando, apostando no turismo que está crescendo rapidamente.
No entanto, o turismo está ainda bem na fase inicial e, podemos dizer que não é um país que recomendamos para qualquer turista.
Isso porque apesar das incríveis belezas, a estrutura é ainda bem precária, especialmente Siargao, muitas ruas sem asfalto, chove e alaga tudo, é comum ver pessoas que comeram algo contaminado e acabaram parando em um hospital.
Assim, você precisa ser um turista “de boas”, se for um viajante que gosta de requinte, Siargao não é para você, pelo menos não ainda.
No entanto, há vários resorts de luxo chegando, várias empresas famosas comprando terrenos, tende a melhorar muito nos próximos anos!
Mas vamos ao que interessa, vamos contar todos os detalhes e ajudar a organizar seu roteiro para Siargao!
Quando ir para Siargao
Na elaboração de um roteiro para Siargao, uma das primeiras perguntas é sempre: qual é a melhor época para ir?
Bom, a ilha de Siargao tem uma estação seca entre novembro e março, então em tese seria a melhor época, com menores chances de chuvas.
Porém, nos outros meses você pode encontrar as chuvas das monções.
No entanto, nós fomos em janeiro e, embora tenhamos pegado algumas chuvas, eram apenas alguns rápidos períodos do dia, nada que tenha atrapalhado nossos passeios.
Mas voltamos a repetir, a ilha é muito simples, com pouca estrutura, então nós andamos por vários trechos de “lama”, decorrente da chuva empoçada nas ruas de terra, inclusive sem lugar para caminhar, pisamos nas poças d’água mesmo.
Se você não curtir esse tipo de “aventura”, não curtir andar com os pés sujos ou a possibilidade de se molhar, esse lugar não é indicado para você, principalmente nas épocas chuvosas.
Como chegar em Siargao nas Filipinas
Primeiro: chegando nas Filipinas – em Manila ou Cebu.
Bom, não tem voos diretos do Brasil para Manila, capital das Filipinas. É um lugar muito longe e, por isso, recomendamos que fique pelo menos 15 dias para valer a pena ou, no mínimo, que concilie com outros destinos na Ásia.
Como você precisará fazer algumas escalas, o melhor é procurar voos para destinos aleatórios E QUE ESTEJAM BARATOS e ver quanto é de lá para Manila.
Por exemplo: nós fomos para a África do Sul, ficamos 10 dias lá e, de lá, pegamos um voo para Manila. Sei que também há voos com preços bons de Madri, Dubai, Doha, entre tantos outros destinos. Tem que fazer simulações diversas, com várias cidades.
Você precisará pesquisar muito se deseja mesmo conhecer esse destino, mas garanto que vai valer a pena a economia.
Para pesquisar os preços atualizados, utilizem o banner abaixo da Skycanner, ele tem opções ótimas para encontrar promoções, como procurar para “o mês inteiro” ou “data mais barata de todas”.
Agora, além de pesquisar voos para Manila, indicamos pesquisar também para Cebu, que é outra grande cidade das Filipinas. Pode ser que encontre preços melhores saindo de lá.
Segundo: saindo de Manila ou Cebu, com destino à Siargao
Se você chegou em Manila, vai precisar de um voo para Siargao, que também pode ser pesquisado pelo Skyscanner.
Custa, em média, 300 reais o trecho e as companhias que fazem o trajeto são: Cebu Pacific e Philippine Airlines.
Talvez você precise dormir uma noite em Manila, por conta do horário dos voos.
Foi nosso caso, mas fique apenas o suficiente para pegar o próximo voo, Manila não é uma cidade legal, muita bagunça, sujeira, trânsito caótico, não vimos porque “gastar dias” do nosso roteiro lá. Não recomendamos para ninguém também.
Uma importante informação, caso você precise dormir em Manila é que vá o mais cedo possível para o aeroporto. Não há táxi fácil, o Grab (Uber de lá) não estava disponibilizando carros e foi por muito pouco que não perdemos nosso voo
O rapaz que trabalhava no flat onde estávamos hospedados saiu correndo no meio da rua, parando os táxis.
Além disso, o aeroporto é muito longe, pagamos 400 pesos filipinos do centro de Manila (mais ou menos 32 reais, dá para ter uma ideia de como as coisas são baratas lá).
Terceiro: saindo do aeroporto
Nós pegamos uma van que a dona da casa da nossa hospedagem reservou para a gente, mas na porta há várias vans disponíveis.
Pagamos 300 pesos por pessoa (mais ou menos 23 reais).
Para aprender encontrar bons preços de passagens e promoções, leia o post “Como encontrar bons preços de passagens”!
Onde ficar hospedado em Siargao
Sem dúvida alguma, você precisa ficar em General Luna. Como dissemos, a ilha não é muito bem estruturada, este é o melhor lugar para ter o mínimo de infraestrutura e conseguir se locomover com facilidade.
Nós utilizamos o Airbnb e pagamos 136 reais por diária (para o casal e sem café da manhã).
Se você preferir hotel, recomendamos os seguintes:
- Calypso Surf and Dive: diária a partir de 45 reais para 2 pessoas (café da manhã pago a parte e banheiro compartilhado).
- 3B-Resort: diária a partir de 65 reais para 2 pessoas (sem café da manhã e banheiro compartilhado).
- Yay Lodge: diária a partir de 65 reais para 2 pessoas (café não incluído e banheiro compartilhado).
- Tres Islas Hostel: diária a partir de 100 reais para 2 pessoas (café da manhã incluído, banheiro compartilhado)
- Salty View House: diária a partir de 100 reais para 2 pessoas (café da manhã não incluído, banheiro compartilhado).
- ShareGao: diária a partir de 130 reais para 2 pessoas (incluído café da manhã e banheiro privativo)
- Casa Luna Siargao: diária a partir de 150 reais para 2 pessoas (sem café da manhã, com banheiro privativo).
- Gana Siargao Island Resort: diária a partir de 150 reais para 2 pessoas (café da manhã pago a parte e banheiro privativo)
- Grotto Gardens: diária a partir de 160 reais para 2 pessoas (café incluído e banheiro privativo).
- Hygge Bungalows: diária a partir de 260 reais (sem café da manhã, banheiro privativo)
- Apsaras Tribe: diária a partir de 400 reais (com café e banheiro privativo)
- Reef Beach Resort: diária a partir de 500 reais (com café e banheiro privativo).
Para saber os preços atualizados, pesquise na caixa abaixo do Booking, é muito importante para ajudar o blog e você não paga nada a mais por isso 🙂
Quanto tempo ficar em Siargao
Em razão da logística para chegar, indicamos pelo menos três dias inteiros na ilha, descontando o dia que você chega e o dia que vai embora. Foi o que fizemos e foi bem legal, deu para conhecer as principais atrações.
Mas achamos que o ideal em um roteiro para Siargao, se seu planejamento permitir, é separar quatro dias inteiros.
O que fazer em um roteiro para Siargao
Quais os passeios imperdíveis em um roteiro para Siargao? Vamos mencionar os mais conhecidos e os que fizemos. Vamos dar os preços, ainda, da agência que escolhemos.
Era uma agência familiar, da Donna, ela tem um pequeno restaurante na ilha e oferece os passeios. Não há nada luxuoso, mas se você quer economizar, indicamos muito!
DONNA (Passeios em Siargao) – WhatsApp +63 912 424 2112
Os passeios foram seguros, a comida estava sempre incluída, era farta e saborosa. Foram os melhores preços que encontramos quando pesquisamos. Não ganhamos nada indicando ela, é realmente porque gostamos dos serviços! 🙂
Se você quiser fazer o tour privativo, fale com ela sobre isso, é claro que sai mais caro, mas mesmo assim pode compensar bastante.
Foi nossa escolha e não nos arrependemos!
Sugba Lagoon
Este lugar parece ser muito incrível, fica aproximadamente a duas horas de carro de General Luna.
Há um trampolim famoso e, se você procurou fotos de Siargao, com certeza já viu esse lugar em alguma delas.
Infelizmente quando nós fomos estava fechado por um mês, para recuperação.
- Preço do passeio oferecido pela agência que escolhemos: 1550 PHP por pessoa (~122 reais).
Magpupungko Rock Pools
É um lugar maravilhoso para um mergulho nas águas cristalinas. Nós curtimos demais, mas não se engane com as fotos vazias, lá é sempre muito cheio.
Ainda, não se esqueça de ir nos horários certos, pois as piscinas surgem quando a maré está baixa. Sua agência saberá te informar!
Nós indicamos o uso de sapatilhas aquáticas, há muitas pedras afiadas.
- Preço com a agência que fizemos: 1350 PHP por pessoa (~106 reais) (pode fazer a caverna Tayangban no mesmo dia, pelo mesmo preço).
Caverna Tayangban
É uma caverna escura, com morcegos, mas que permite o acesso a uma piscina aberta, linda, de um azul incrível.
Nós não conhecemos, mas parece bem legal.
- Preço com a agência que fizemos: 1350 PHP por pessoa (~106 reais) (incluído a ida para as Magpupungko Rock Pools).
Sohoton Cove
Foi o passeio mais incrível que fizemos no nosso roteiro para Siargao. Conseguimos nadar com águas vivas em seu ambiente natural.
Você pega um barco e demora quase 2 horas para chegar, inclusive, se tiver problemas com enjoo, tome um remédio antes.
Chegando lá você vai em um barco bem fininho, dá um pouco de medo no início, mas depois passa. As águas vivas são surpreendentes!
É importante levar uma mochila a prova d’água, se você puder. Seus pertences ficarão dentro do barco e você fica morrendo de medo de caírem.
Essas bolsas são facilmente encontradas nas Filipinas, custam em média de 20 a 30 reais, dependendo do tamanho.
- Preço com a agência que fizemos: 1950 PHP por pessoa (~154 reais), dá para fazer o passeio das 3 ilhas (abaixo) no mesmo dia e pelo mesmo preço.
Passeio Islas Hopping: Guyam Island, Daku Island e Naked Island
Nós amamos muito esse passeio, cada uma das ilhas tem suas próprias belezas e todas são incríveis.
- Preços com a agência que fizemos: 800 PHP (~63 reais) por pessoa.
Pamomoan Beach e Kawhagan Beach
Essas ilhas não são muito divulgadas, mas nós amamos demais. Fica uma em frente a outra.
A primeira é de um norueguês que se apaixonou pelas Filipinas e comprou a ilha. Ele montou um restaurante bem legal. Quando fomos, só tínhamos nós dois lá, foi uma experiência incrível, parecia que a ilha era nossa.
Apesar de o almoço estar incluído, tudo que você consumir nessas ilhas é pago a parte. Mas, como tudo nas Filipinas, os preços são bem tranquilos
- Fizemos essas duas ilhas juntamente com a Magpupungko Rock Pools, em um barco privativo (só para nós dois), pagamos 8000 PHP (632 reais) e o passeio durou o dia todo.
Vista das Palmeiras
O lugar é bem bonito e fica na estrada principal de sul a norte.
Passeio no calçadão da Cloud 9
Você pode relaxar e caminhar pelo local. As praias não são as mais bonitas nessa região, mas é um excelente lugar para ver o pôr do sol.
- A entrada custa 50 PHP (~4 reais).
Surfar
Como dissemos, Siargao é conhecida mundialmente por ser um dos melhores lugares para surfar. Assim, você vai vai ver milhares de surfistas por lá. Se quiser, pode se aventurar e fazer uma aula de surf.
- A aula custa, em média, 1000 PHP para 2 horas (~80 reais).
Sugestão de roteiro de 3, 4 ou 5 dias em Siargao
Vamos sugerir um roteiro para Siargao baseado no que fizemos e, pelo fato de não sermos surfistas, então não focamos nessa parte, que é o grande “must” da ilha.
Roteiro de 3 dias em Siargao:
Dia 1
Sugba Lagoon, Magpupungko Rock Pools e Caverna Tayangban
Dia 2
Ida ao Sohoton Cave e passeio nas 3 ilhas: Guyam Island, Daku Island e Naked Island.
Dia 3
Pamomoan Beach e Kawhagan Beach e, no final do dia, visitar o Cloud 9 para o pôr do sol.
Roteiro de 4 dias em Siargao:
Dia 1
Chegada em Siargao. Visite o Cloud 9 e caminhe pelas praias, conheça mais a cidade e a região de General Luna, vale muito a pena. Se der, tome uma cerveja no Bavaró Beach Resort, eles tem um restaurante bem legal (fica uns 3km de distância, melhor ir de triciclo).
Dia 2
Ida ao Sugba Lagoon. Como é um dos lugares mais bonitos melhor ir logo.
Dia 3
Ida ao Sohoton Cave e passeio nas 3 ilhas: Guyam Island, Daku Island e Naked Island.
Dia 4
Pamomoan Beach, Kawhagan Beach e Magpupungko Rock Pools.
Roteiro de 5 dias em Siargao
Dia 1
Visite o Cloud 9 e caminhe pelas praias. Se der, tome uma cerveja no Bavaró Beach Resort, eles tem um restaurante bem legal (fica uns 3km de distância, melhor ir de triciclo).
Dia 2
Ida ao Sugba Lagoon. Como é um dos lugares mais bonitos melhor ir logo.
Dia 3
Ida ao Sohoton Cave e passeio nas 3 ilhas: Guyam Island, Daku Island e Naked Island.
Dia 4
Pamomoan Beach, Kawhagan Beach
Dia 5
Magpupungko Rock Pools e Caverna Tayangban
Como se locomover na ilha de Siargao
O transporte mais comum na ilha é o famoso triciclo que, na Tailândia, é chamado Tuk Tuk. Nas Filipinas, no entanto, eles chamam de triciclos mesmo.
Eles cobram mais caro dos turistas, mas mesmo assim é muito barato. Para se ter uma ideia, pagávamos de 20 a 50 pesos por trajeto (1,50 a 4 reais). Se achar caro o valor que te cobrarem, negocie ou saia andando. Normalmente o motorista que cobrou um valor demasiadamente alto volta atrás e abaixa.
Antes de irmos, vimos muita gente dizendo que é indispensável alugar uma scooter em uma viagem para Siargao.
Não é! Nós, por exemplo, não alugamos, nos viramos com os triciclos mesmo e foi tranquilo.
Claro, se você quiser comodidade e souber dirigir uma motocicleta, você pode alugar uma, custa em média 400 pesos filipinos a diária (30 reais), mas se alugar por mais dias, o valor pode ser negociado e abaixa um pouco.
Moeda, câmbio e gastos em Siargao
Qual é a moeda das Filipinas?
O peso filipino (PHP).
Convertendo, temos:
1 real = 13 pesos filipinos
ou
1 peso filipino = 0,07 reais
Em todos lugares que fomos, só aceitavam pesos filipinos, não aceitam nem dólares.
É importante levar dinheiro suficiente para toda sua estadia, pois pode ser difícil usar os poucos caixas eletrônicos disponíveis. Na maioria das vezes estão quebrados.
Nós fizemos o câmbio no aeroporto mesmo e conseguimos, quando fomos (janeiro de 2019), a seguinte cotação:
1 dólar = 52 pesos filipinos
Que moeda levar para as Filipinas?
Dólares ou euros para fazer o câmbio assim que chegar nas Filipinas.
Nós levamos dólares para fazer o câmbio, não leve reais pois dificilmente encontrará uma casa de câmbio que aceite.
Quanto de dinheiro levar para Siargao?
Essa uma pergunta muito difícil, mas vamos tentar ajudar com base nos nossos gastos pessoais e outros que vimos por lá.
- Van do aeroporto de Siargao para o lugar de nossa hospedagem: 300 pesos filipinos (~23 reais) (preço por pessoa).
- Café da manhã simples (pão e café), para 2 pessoas: 30 pesos (~2,30 reais)
- Almoço em um dos resorts mais caros da região (2 pratos e 3 cervejas): 910 pesos (~72 reais)
- Sohoton Cove e 3 islas hopping em barco privativo para 5 pessoas: 1950 pesos por pessoa (~154 reais)
- Tour em barco privativo o dia inteiro para 2 pessoas com almoço incluído: 8000 pesos (~632 reais)
- Tour compartilhado: os preços específicos estão descritos acima, mas em média são de 1000 a 1500 pesos, incluído almoço (80 a 120 reais)
- Entrada no Cloud 9: 50 pesos (~4 reais)
- Almoço comum para 2 pessoas: 600 pesos (~47 reais)
- Jantar no restaurante mais chique que vimos – Kawayan Bar & Restaurant: pratos a 350 pesos (~27 reais)
- Pão: 5 pesos (~0,40 reais)
- 1 hora de massagem tailandesa: 400 pesos (~31 reais)
- Lavanderia: média de 15 pesos por item (~1,20 reais)
Os passeios compartilhados são bem mais baratos, claro. Para quem faz essa opção, diríamos que a pessoa gastaria em média uns 150/200 reais por dia (passeio + comida + transporte).
Para passeios privativos para um casal, diríamos uns 400 reais por dia, por pessoa (passeio + comida + transporte).
Idioma nas Filipinas
Qual idioma se fala nas Filipinas? Filipino e inglês.
Se você fala um pouco de inglês vai se virar bem, as pessoas são bem simpáticas.
Segurança em Siargao
Achamos Siargao um lugar muito seguro, não vimos nenhuma situação estranha ou suspeita e nossos amigos nos falaram que crimes não são comuns, especialmente relacionados a turistas.
Mas claro, é sempre importante tomar conta dos pertences pessoais e não deixar dinheiro ou bens valiosos visíveis nos quartos dos hotéis.
É incrível que, apesar de ter uma população pobre não vimos NENHUM pedinte ou mendigo na ilha.
A única pessoa que nos abordou (que até julgamos erroneamente que iria nos pedir dinheiro) foi, na verdade, um vendedor, vendia brincos de pérolas e perguntou se não podíamos ajudá-lo comprando um.
Seguro Viagem para as Filipinas
Ter um seguro viagem é muito importante. Muitos imprevistos podem acontecer e o custo de um tratamento médico ou odontológico em outro país com certeza será bem elevado.
Outra dica é que nós NUNCA viajamos só com o seguro viagem do cartão de crédito, pois, na maioria deles, você precisa pagar todos os gastos por sua conta e, apenas depois, após um processo burocrático e demorado, vai obter o reembolso.
Se fizer um seguro a parte, caso precise, normalmente a seguradora já envia um médico ao seu encontro ou te indica onde encontrar um. Você não precisa pagar nada, já é tudo por conta deles.
Nesse sentido, nós recomendamos a REAL SEGUROS, é a que sempre usamos e tem sempre os melhores preços. Pode comparar, é o melhor custo benefício.
Dicas Gerais e curiosidades sobre Siargao
- Visto: brasileiro não precisa
- Eletricidade: 220 V
- Tomada: tipo A
- Sapatilha aquática. Indicamos muito! Há muitas pedras afiadas.
- Religião: apesar da maioria dos países asiáticos serem budistas, hinduístas, nas Filipinas a população é, grande maioria, católica cristã, em razão da colonização espanhola. Tanto é que você vai ver que, normalmente, as pessoas possuem nomes espanhóis. Aliás, o próprio nome “Filipinas”, é uma homenagem ao rei espanhol Felipe II.
- Esporte preferido: basquete, vimos quadras por todos os lugares, e o que achamos engraçado é que a população é bem baixinha (não que os baixinhos não possam jogar basquete, mas estamos acostumados com pessoas mais altas optando por esse esporte hehehe)
Então é isso, espero que tenham gostado do nosso relato sobre nosso roteiro para Siargao, que realmente é um lugar incrível. Esperamos realmente voltar para conhecer outras ilhas, pois gostamos demais!
Se tiver ficado alguma dúvida, nos envie uma mensagem!
Se curtir nosso blog, não deixe de nos seguir no Instagram: @hajaviagem
0 comentário em “Roteiro para Siargao nas Filipinas: dicas imperdíveis!”
Caramba! Que post sensacional! Completíssimo e super didático. Não tem uma informação importante ausente. Já ouvimos falar bastante das belezas das Filipinas, mas faltava esse “manual” para preparar um roteiro até lá. Parabéns!
Que demais. Adoramos os comentários de vcs, que são um dos melhores blogs que já vimos! Super honrados e felizes 🙂
Caramba! Que post sensacional! Completíssimo e super didático. Não tem uma informação importante ausente. Já ouvimos falar bastante das belezas das Filipinas, mas faltava esse “manual” para preparar um roteiro até lá. Parabéns!
Que demais. Adoramos os comentários de vcs, que são um dos melhores blogs que já vimos! Super honrados e felizes 🙂
Adorei o roteiro… Obrigado pelas dicas e por compartilhar…
Que bom que gostou! 🙂
Adorei o roteiro… Obrigado pelas dicas e por compartilhar…
Que bom que gostou! 🙂
Pingback: O QUE FAZER EM CORON NAS FILIPINAS - ROTEIRO COMPLETO
Pingback: O QUE FAZER EM CORON NAS FILIPINAS - ROTEIRO COMPLETO
Muito bom! vou para lá em fevereiro e precisava dessas infos com preço!
Ahhh que demais Isabel! Fico muito feliz com seu feedback, espero que voce faça uma ótima viagem! 🙂
Muito bom! vou para lá em fevereiro e precisava dessas infos com preço!
Ahhh que demais Isabel! Fico muito feliz com seu feedback, espero que voce faça uma ótima viagem! 🙂
Pingback: O que fazer em Cebu nas Filipinas: roteiro completo! | Haja Viagem
Pingback: O que fazer em Cebu nas Filipinas: roteiro completo! | Haja Viagem