Sem categoria

São Paulo

Agradecimento especial às amigas Aninha e Cecília que muito colaboraram com algumas dicas sobre a cidade (muitas que ainda nem tivemos tempo de conhecer)!

A cidade de São Paulo é a mais populosa do país, com 12 milhões de habitantes e um destino procurado não só para negócios, mas também para o turismo. Assim, além de passear, é possível fazer diversos cursos sobre os mais variados temas.

São Paulo foi feita para ser visitada e revisitada várias e várias vezes, sendo possível se fazer de tudo na cidade, pois há opções culturais para todos os gostos e estilos.

Foto 11-08-2017 12 08 37


Quando ir para São Paulocropped-cropped-img_0429.jpg


São Paulo é incrível durante o ano todo. No entanto, durante os meses de dezembro e janeiro as chuvas são mais abundantes, o que pode causar enchentes e deixar o trânsito mais caótico.

É uma cidade ótima para se passar um final de semana ou feriado, principalmente porque as passagens normalmente possuem preços mais acessíveis do que para os demais lugares do país.

Foto 11-08-2017 10 59 01


Com chegar em São Paulocropped-cropped-img_0429.jpg


São Paulo tem dois aeroportos – Congonhas e Guarulhos e três rodoviárias, todas conectadas com a estão de metrô. Se gostar de dirigir, pode ir de carro, pois há diversas autoestradas.

O aeroporto de Guarulhos fica a 25km do centro, de modo que o táxi ficará mais caro para o deslocamento, sendo uma boa opção pegar o ônibus da linha 257 – Metrô Tatuapé, que custa menos de 6 reais. Esse ônibus o levará até a Estação Tatuapé do metrô, onde será possível seguir viagem pelo sistema metroviário da cidade.

Há também ônibus executivo, que custa em média 50 reais e, além de mais confortável, para em alguns pontos estratégicos da cidade (p. ex. Avenida Paulista).


Onde se hospedar em São Paulocropped-cropped-img_0429.jpg


Há opções para todos os bolsos e estilos de viajantes.

Devido a variedade de opções culturais, se hospedar próximo da Avenida Paulista pode ser uma boa opção.

Abaixo está uma pequena lista de hotéis bem avaliados pelos usuários do TripAdvisor:

  • Ibis Budget São Paulo Jardins – diária a partir de 120 reais
  • H3 Hotel Paulista – diária a partir de 150 reais
  • Ibis Paulista – diária a partir de 200 reais
  • Heritage Comfort Inn – diária a partir de 200 reais
  • Pestana São Paulo – diária a partir de 250 reais
  • Golden Tulip São Paulo Jardins – diária a partir de 250 reais
  • Slaviero Executive São Paulo Jardins – diária a partir de 300 reais
  • TRYP Sao Paulo Paulista Hotel – diária a partir de 300 reais
  • Nobile Paulista Prime – diária a partir de 350 reais
  • Blue Tree Premium Paulista – diária a partir de 500 reais

Quanto tempo ficar em São Paulocropped-cropped-img_0429.jpg


Depende da disponibilidade de tempo e financeira de cada um.

Na nossa opinião, três dias é um bom tempo para começar a sentir o clima da cidade mas, claro, não será suficiente para conhecer tudo que a cidade oferece.


Como se locomover em São Paulocropped-cropped-img_0429.jpg


Alugar um carro definitivamente não é a melhor opção, já que engarrafamentos estão sempre presentes.

Para quem está a passeio na cidade, o transporte público é o mais indicado mas, claro, importante lembrar que nos horários de pico estarão lotados.

O site oficial do metrô São Paulo é bem legal e traça um roteiro pra você a partir de onde vai sair até o destino final. Vale a pena dar uma olhada no caso de dúvida.

Todavia, antes de sair, dê uma conferida no preço do Uber, se for mais de um passageiro, pode ser mais cômodo e ter um custo benefício melhor.


O que visitar em São Paulocropped-cropped-img_0429.jpg


Museu de Arte de São Paulo – MASP

É uma das principais atrações de São Paulo. Está localizado na Avenida Paulista e traz um acervo de grandes nomes nacionais e internacionais. Além disso, tem várias exposições temporárias com vários temas e propostas.

Foto 11-08-2017 11 51 39

Pinacoteca

É o museu de artes mais antigo da cidade, com e?nfase na produc?a?o brasileira do se?culo XIX ate? a contemporaneidade.

Museu da Imagem e do Som

Conta com um acervo variado de fotografias, filmes e vídeos. Além disso, há exposições e mostras de cinema regulares, de modo que sua programação cultural diversificada o torna um dos museus mais visitados de SP.

mis
Imagem retirada do site http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/museus/museu-da-imagem-e-do-som/

Avenida Paulista

É a principal avenida de São Paulo, contendo diversos museus, teatros, cinemas, salas de exposição, livrarias, shoppings, restaurantes, cafés e bares. Vale a pena simplesmente caminhar e descobrir os encantos que essa avenida tem.

Parque Ibirapuera

Além de jardins e paisagens lindas, o parque conta com diversos monumentos, museus, passeios monitorados, quadras, playground, quiosques, ciclovias e um planetário.

Rua 25 de março

É um dos principais centros de compras de SP, mas a muvuca está sempre presente. Com paciência, é possível conseguir bons preços em variados tipos de mercadorias.

Mercado Municipal

É, sem dúvida alguma, uma parada obrigatória para quem está conhecendo São Paulo. Além de uma variedade de produtos para venda, é possível saborear excelentes pratos como o famoso sanduíche de mortadela.

Foto 11-08-2017 14 25 27

Catedral da Sé

Foi inaugurada em 1954 e apesar de ser muito linda em razão de seu estilo neogótico e imponência, muitos não se sentem a vontade em visitá-la, dada a enorme quantidade de mendigos e pedintes em seu redor.

Foto 13-08-2017 11 11 43

Museu do Futebol

Localizado no Pacaembu, atrai mesmo aqueles que não são tão fissurados em futebol. Além de contar a história do esporte, traz exposições temporárias e um rico sistema de tecnologia interativa. No entanto, não é permitido tirar fotos no interior do museu.

Museu do Ipiranga

Também chamado de Museu Paulista é o mais antigo da cidade, sendo composto por um enorme acervo de objetos, móveis e obras de arte com relevância histórica, especialmente as relacionadas com a Independência do Brasil e este período da história.

Museu Afro Brasil

Está localizado no Parque Ibirapuera e abarca vários aspectos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas diversos como religião, trabalho, arte, escravidão e registra, ainda, as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

Beco do Batman

Trata-se de uma galeria de grafite a céu aberto, localizada no bairro da Vila Madalena, nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque. É um lugar muito legal para os amantes de arte urbana.

Beco_Batman_arte_urbana_grafite__240415_Foto_JoseCordeiro_035_2
Foto: José Cordeiro/ SPTuris.  Imagem do site http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/o-que-visitar/atrativos/pontos-turisticos/3924-beco-do-batman

Parque Estadual Villa Lobos

Está localizado no Alto de Pinheiros e é uma ótima opção de lazer ao ar livre. Foi um dos primeiros a se estruturar de modo a permitir a acessibilidade de pessoas que possuem alguma necessidade especial.

Jardim Botânico

É um parque muito organizado, limpo e tranquilo, ideal para um piquenique ou fazer belas fotos. A entrada é paga.

jardim-botanico
Imagem retirada do site http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/parques-e-reservas-naturais/jardim-botanico/

Museu da Língua Portuguesa

É um museu interativo localizado na Estação da Luz, busca celebrar a língua portuguesa como elemento fundamental da cultura, além de aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo. No entanto, foi atingido por um incêndio em 2015 e está sendo reconstruído, com previsão de retorno das atividades em 2019.

Mosteiro de São Bento

É uma atração bastante interessante, com missas celebradas com cantos gregorianos aos domingos às 10h. A visitação é permitida as segundas, terças, quartas e sextas, das 6h às 18h, e aos sábados e domingos, das 6h às 12h e das 16h às 18h.

Instituto Tomie Ohtake

Centro cultural localizado na Faria Lima e tem exposições de artistas diversos, nacionais e internacionais.

Feira da Liberdade

Localizada no bairro da Liberdade, permite ter contato com a cultura do Oriente. Há diversas banquinhas vendendo artesanato, objetos diversos, comidas e, na região, há inúmeros restaurantes orientais. Aberta aos sábados e domingos.

Foto 13-08-2017 10 35 24


Restaurantes e bares em São Paulocropped-cropped-img_0429.jpg


As opções são infinitas, inclusive 24 horas por dia, o que não se vê em todo lugar do país. Vamos indicar aqui alguns que gostamos muito e/ou são bem avaliados no TripAdvisor e Veja São Paulo:

  • Famiglia Mancini – em Bela Vista
  • Esquina Mocotó – na Vila Medeiros
  • Tordesilha – em Cerqueira César
  • Jiquitaia – na Consolação
  • Rubaiyat – Itaim Bibi
  • Templo da Carne Marcos Bassi – em Bela Vista
  • Varanda – no Jardim Paulista
  • NB Steak – em Campo Belo, Itaim Bibi ou Pinheiros
  • Hou (comida chinesa) – em Santana
  • D.O.M – no Jardins
  • Bistrot Parigi – no Morumbi
  • Moma – Modern Mamma Osteria – no Itaim Bibi
  • Shin-Zushi – no Paraíso
  • Carlos (pizzaria) – na Vila Madalena
  • Sushi Assu – na Liberdade

Foto 13-08-2017 12 14 10

  • Jamie´s Italian – no Itaim Bibi
  • Corrientes 348 – no Jardins, Jardim Olímpia e Jardim Europa
  • Rei do picadinho – no Itaim Bibi
  • Bullguer – na Vila Madalena ou Vila Nova Conceição
  • Paris 6 Classique – em Cerqueira César (aberto 24h)
  • Vila Conte – em Moema (aberto 24h)
  • Sujinho – na Consolação

 


Segurança em São Paulocropped-cropped-img_0429.jpg


Como em toda cidade grande, há um alto índice de violência em São Paulo e todo cuidado é importante para evitar situações constrangedoras.

Ainda no aeroporto, muito cuidado com sua mala, pois há muitas notícias de golpes e furtos de bagagem em vários aeroportos do país, dentre os quais os de São Paulo. Nos hotéis, lembre de guardar os objetos de valor nos cofres e, ao andar nas ruas, tome os cuidados de sempre: não usar jóias e objetos que chamem muita atenção, carregar bolsa ou mochila junto ao corpo, não deixar a carteira no bolso de trás e nem expor o celular o tempo todo.


Sugestão de Roteirocropped-cropped-img_0429.jpg


Aqui vamos deixar nossa sugestão de roteiro para 3 dias na cidade.

Dia 1 – Sexta

Visitar o  Museu da Imagem e do Som.

Depois ir para o Museu de Arte de São Paulo – MASP e conhecer a Avenida Paulista

Ir para a Pinacoteca de São Paulo.

Terminar a noite na Vila Madalena

Foto 11-08-2017 11 47 15

Dia 2 – Sábado

Passear no Mercado Municipal e conhecer a famosa rua 25 de março.

Conhecer a Catedral da Sé

No final da noite pode almoçar num dos maravilhosos restaurantes da cidade e ir a uma peça de teatro.

Foto 11-08-2017 13 43 17

Dia 3 – Domingo

Conhecer o bairro da liberdade e almoçar em dos diversos restaurantes que tem por lá.

Se ainda tiver a tarde livre pode conhecer e passear pelo Parque Ibirapuera


Dicas Geraiscropped-cropped-img_0429.jpg


São Paulo tem sempre muitas opções culturais como shows, museus, peças de teatros, exposições temporárias etc. É sempre bom dar uma olhada na programação da semana, pois você pode se surpreender com algum evento legal.

De todo modo, como já dissemos, São Paulo é uma das cidades que você pode ir várias vezes ao ano e estará sempre se surpreendendo, conhecendo novos lugares, sempre um mais incrível que o outro.

Foto 11-08-2017 20 06 12

Uma goiana e um gaúcho, ambos formados em Direito, funcionários públicos em Brasília e uma paixão em comum: conhecer o mundo!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: