Sem categoria

Atenas

2a8f9-gr25c325a9cia-03

A Grécia é um daqueles destinos que irá roubar seus suspiros o tempo inteiro. Não por outro motivo é muito escolhido para lua de mel por casais apaixonados. Com uma beleza de tirar o fôlego é, sem dúvida alguma, um dos lugares mais maravilhosos que conhecemos.

Apesar de inúmeras ilhas lindas, optamos por conhecer apenas três cidades: Atenas, Myconos e Santorini.

Tínhamos feito um post englobando as três cidades, mas resolvemos separá-los para ficar mais organizado e acrescentar algumas informações!

O interessante da Grécia é que você consegue se divertir em diversos estilos. Em Atenas você tem uma super aula de história, é um passeio incrível e enriquecedor. Em Myconos temos a cidade da balada, com diversas festas rolando o dia e noite inteiros, muita pegação e animação. Mas quem não curte tem a opção de ir para praias mais vazias e afastadas. Santorini, por sua vez, tem uma pegada mais romântica, impossível não suspirar o tempo todo. É linda demais,  você retorna mais apaixonado para casa e doido para voltar para lá.


Quando ir para Atenas cropped-cropped-img_0429.jpg


Se deseja sol e praia, vá de maio a outubro. Julho e agosto são meses que as ilhas lotam, em razão das férias europeias. Se for de outubro a abril, vai encontrar dias nublados, chuva e frio.

Fomos em Maio de 2016 e o clima estava perfeito. A noite fazia um ventinho frio, aconselho levar um casaquinho leve na mala.

IMG_1877.JPG


Como chegar em Atenas cropped-cropped-img_0429.jpg


Não há voos diretos, então você fará escala em alguma cidade da Europa. Nossa escala foi em Zurique e optamos por uma escala maior (10 horas) de modo a termos tempo de dar uma voltinha por lá.

Quando forem comprar as passagens, independentemente de onde residam, sugiro fazer as pesquisas com saída de São Paulo ou Rio de Janeiro. O que vejo é que, se escolho sair da minha cidade – Brasília, no caso – necessariamente farei escala nestas cidades, mas o preço sai bem mais caro do que comprar este trecho separadamente.

Só deve haver o cuidado de conciliar os horários dos voos, não compre nada muito próximo, com menos de duas horas entre um e outro.

20160522_172558.jpg

Os voos podem ser pesquisados por meio dos sites, o nosso preferido é o Skyscanner por meio do qual você pode fazer uma pesquisa ampla, sem mencionar datas e fica sabendo quando está mais barato ir.

Para aprender encontrar bons preços de passagens e promoções, leia o post “Como encontrar bons preços de passagens”!


Onde ficar em Atenas cropped-cropped-img_0429.jpg


É sempre uma decisão importante e, se a ideia for economizar, use o Airbnb que sempre tem apartamentos legais com preços mais acessíveis.

Em Atenas há inúmeras opções de hoteis, dos mais luxuosos ao mais simples, uma vez que a cidade recebe milhares de turistas todos os anos.

É importante escolher uma boa localidade, de modo a evitar que se dependa muito de transporte público ou táxis.

Os bairros Plaka, Monastiraki, Psiri e Makriyianni são excelentes opções para quem quer ficar bem próximo de bares, restaurantes, sítios históricos e, claro, a Acrópole.

Segundo avaliações dos usuários do Trip Advisor, são ótimas indicações os seguintes:

  • New Hotel – diária a partir de 600 reais
  • Herodion Hotel – diária a partir de 500 reais
  • O&B Athens Boutique Hotel – diária a partir de 500 reais
  • Acropolis View Hotel – diária a partir de 300 reais
  • Areos Hotel – diária a partir de 200 reais
  • Centrotel Hotel – diária a partir de 200 reais
  • Victory Inn – diária a partir de 150 reais
  • Marble House – diária a partir de 150 reais
  • Katerina Hotel – diária a partir de 150 reais

Nós ficamos dois dias em Atenas, um dia na ida e um na volta das ilhas. Ficamos no Hotel Apollo. É um hotel bem simples mesmo, não indico porque achei muito barulhento durante a madrugada. A escolha foi pelos disponíveis da Bancorbras, mas não achei uma boa opção. Além disso, não tinha nem água no frigobar.

20160522_171719.jpg

 


Quanto tempo ficar em Atenas cropped-cropped-img_0429.jpg


É sempre uma decisão muito pessoal e varia também conforme disponibilidade e bolso de cada um.

Sugerimos pelo menos dois dias em Atenas. Foi nossa escolha e gostaríamos de ter ficado mais tempo, pois há muito para se ver.


Como se locomover em Atenas cropped-cropped-img_0429.jpg


Chegando em Atenas, procure o balcão de informações do aeroporto e diga qual é o seu hotel, eles te dirão a melhor opção (e mais barata) para chegar lá, caso não queira gastar com táxi.

Há um guichê na saída do aeroporto onde comprará o ticket do ônibus.

No nosso caso, a melhor opção foi pegar um ônibus (6 euros por pessoa) até a Praça Sintagma e de lá gastar 10 euros de táxi para o hotel. Um táxi direto do aeroporto daria pelo menos 60 euros. Os táxis não possuem taxímetro, então acorde a corrida antes de entrar.

20160522_172015.jpg

Como nos hospedamos perto da Acrópole, não precisamos de transporte para nos movimentar, fazíamos tudo a pé.

Quem se hospeda em locais distantes ou não seja adepto de caminhadas, pode utilizar ônibus ou metrô.

Na volta, o plano era pegar um ônibus para o aeroporto, de onde sairíamos para Myconos, mas nos deparamos com uma greve geral dos ônibus e tivemos que ir de táxi. Após uma boa chorada, conseguimos um taxista que fez o trajeto por 45 euros.

Indo de Atenas para outras ilhas:

Existem, basicamente, duas opções: os ferrys ou aviões.

Nós optamos por utilizar os dois. De Atenas para Myconos fomos de avião, de Myconos para Santorini de ferry e de Santorini para Atenas de avião.

Um site muito bom para pesquisar preços de voos internos é o Europe Low Cost.

Fechamos os voos do Brasil, após acompanhar diariamente os preços. O trecho de Atenas para Myconos pela Ryanair saiu 17 dólares por pessoa, mas não pode despachar bagagem, caso contrário tem uma taxa a mais (35 euros por mala). Durou 50 minutos.

De Santorini para Atenas pegamos um voo da Sky Express que custou 75 euros por pessoa.

Para pesquisar os preços dos ferrys, indico os sites Direct Ferries,  Greek Ferries ou o Ferries in Greece.


O que visitar em Atenas cropped-cropped-img_0429.jpg


1. Acrópole de Atenas.

É a acrópole (parte mais elevada de uma cidade) mais conhecida do mundo e foi construída aproximadamente 450 a.C. Foi dedicada à deusa Atena, padroeira da cidade e, no início, servia como proteção contra invasores, mas com o tempo passaram a servir como sede administrativa civil ou religiosa.

Podem ser vistos, ainda: Teatro de Herodes Ático, Teatro de Dionísio, Templo de Atena Nice, Propileos e Parthenon.

3e994-gr25c325a9cia-02

 

daabe-gr25c325a9cia-01

2. Museu da Acrópole.

Foi fundado em 1863, sendo o primeiro museu grego instalado em um edifício especificamente para esta função.  O museu atual oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer seus 3 andares, com vistas panorâmicas da Acrópole e abriga 4 mil peças.

3.  Ágora de Atenas,

É o espaço onde acontecia toda atividade política, administrativa, judiciária, comercial, social, religiosa e cultural de Atenas, era onde Sócrates filosofava e onde nasceu a democracia. É possível visitar a Estoa de Átalo, a Igreja dos Santos Apóstolos e o Templo de Hefesto,

4. Jardim Nacional

É o parque mais famoso de Atenas, localizado próximo ao Parlamento e à Praça Sintagma. Perto dele fica o Templo de Zeus Olímpico e também o Arco de Adriano.

5. Praça Sintagma

É a principal praça e onde costumam ocorrer os protestos do país, por ser onde se situa o Parlamento grego

6. Praça Monastyraki

É uma famosa praça assim batizada em razão de um monastério que existiu no local, no século XVII. Hoje é possível encontrar lojas, restaurantes e um mercado de objetos usados muito legal. É possível conhecer, também: Ágora Romana e Biblioteca de Adriano

6. Plaka, Thiseu e Gazi

São bairros tranquilos, com ruas fechadas para carros, várias lojinhas e restaurantes.


Restaurantes e Bares em Atenas cropped-cropped-img_0429.jpg


Comemos e bebemos muito bem. Os pratos gregos tradicionais são os mais baratos e todos deliciosos. Mesmo os mais chatinhos para comer (tipo eu rs) conseguem comer muito bem gastando em média 15 euros por refeição.

20160522_185354.jpg

Temos as seguintes opções, através de análises feitas pelos usuários do TripAdvisor:

Restaurantes sofisticados:

  1. Dinner in the Sky
  2. Aleria, Funky Gourmet
  3. GB Roof Garden
  4. Eleas Gi Restaurant.
  5. GB Roof Garden

Restaurantes médios/populares:

  1. Atitamos
  2. Novalis
  3. Cinque Wine & Deli Bar
  4. Ta Karamanlidika tou Fani
  5. Oroscopo


Segurança cropped-cropped-img_0429.jpg


Em Atenas vimos vários pedintes, mas não presenciamos nenhum acontecimento que passasse uma sensação insegurança. De todo jeito, como sempre, é bom ter cautela com pertences pessoais.


Idioma cropped-cropped-img_0429.jpg


Grego e inglês. Muito difícil aprender qualquer palavra em grego, então nos viramos só com o inglês mesmo. A maioria das pessoas entende ou se esforça para entender. Não tivemos problemas quanto a isso.

20160522_170737.jpg


Moedas e gastos Atenas cropped-cropped-img_0429.jpg


A moeda é o euro.

Na época que fomos, calculamos uma média de gastos de 70 euros por dia, por pessoa (fora hospedagem e transporte entre as cidades), foi bem suficiente.


Chip de celular cropped-cropped-img_0429.jpg


Não compramos, mas se você é daqueles que não consegue ficar desconectado, indicamos a Easysim4you. É uma empresa maravilhosa, com cobertura em todo mundo. O chip chega bem rápido em sua casa! Nós já usamos e aprovamos!

Se tiver interesse, use o seguinte link, você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão! 🙂

https://www.easysim4u.com/?sourceCode=hajaviagem

 

Seguro viagem

O seguro viagem é obrigatório, embora não se tenha notícia de pedido de comprovação da sua contratação na alfândega. No entanto, melhor não arriscar, até para segurança e tranquilidade pessoal.

Nós indicamos a parceira Seguros Promo porque, preenchendo os dados solicitados, você consegue orçamentos de diversas empresas que oferecem o serviço e pode analisar cada um deles, decidindo pelo que melhor atenda seus objetivos. Há opções bem baratas, vale muito a pena conferir!

Além disso, usando nosso cupom HAJAVIAGEM5 você ainda ganha 5% de desconto no valor do orçamento.

Confira os valores acessando este link ou o banner do lado direito da página.

infografico_sp_2

DCIM101GOPROG0900481.

O que levar

Sempre viajamos com com mochila e acho que poderíamos ter levado menos coisas que levamos. 1 tênis, 1 chinelo e 1 rasteirinha mais arrumadinha são mais que suficientes para qualquer lugar. Se forem na mesma época que fomos (maio), basta levar roupas leves, vestidos, blusas e shorts, nada que ocupe muito espaço.

Mas atenção se forem no inverno, principalmente em janeiro e fevereiro, são os meses mais frios do ano, portanto será necessário levar agasalhos quentinhos.

20160522_162137.jpg


Dicas Gerais cropped-cropped-img_0429.jpg


FUSO HORÁRIO: Sofremos muito com o fuso, pois a diferença foi, salvo engano, de 5 horas do Brasil, bem puxado e difícil para dormir. Usávamos um remédio para dar uma ajudinha no sono, pois como cada dia era muito intenso, precisávamos de boas noites de sono. Consulte seu médico e veja o que ele indica.

GORJETAS: Dávamos sempre, mas poucas moedas.

PREÇOS DE LEMBRANCINHAS: A Praça Atika em Atenas é o lugar com melhores preços de lembrancinhas. Os preços em média são: chaveiros: 2 a 5 euros, olho grego: a partir de 1 euro, camiseta: 10, 15 euros, moletom: 30, 35 euros, estatuetas: a partir de 10 euros.

A Grécia é realmente tudo isso que dizem por ai… Apaixonante, incrível. Foram dias maravilhosos, deu pra conhecer e aproveitar bastante mas, indicaria um dia a mais para cada cidade, voltamos para casa com gostinho de quero mais…


Bom, acho que é isso. Qualquer dúvida, podem perguntar, teremos o maior prazer em ajudar no que eu pudermos.

20160522_171221.jpg

Uma goiana e um gaúcho, ambos formados em Direito, funcionários públicos em Brasília e uma paixão em comum: conhecer o mundo!

Um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: