Colmar e Estrasburgo

Foto 09-02-2017 23 02 09

Colmar e Estrasburgo são duas cidades tão fofinhas que parecem de brinquedo. Estão localizadas na região da Alsácia que foi, durante séculos, objeto de disputas e guerras entre a Alemanha e a França, tendo retornado às mãos da França, definitivamente, em 1944.

Indicamos a visita às cidades para quem estiver passando muitos dias em Paris e quiser conhecer alguma outra cidade próxima. Vale muito a pena e é muito fácil chegar até lá!


Como chegar em Estrasburgo e Colmar cropped-cropped-img_0429.jpg


Nossa escolha foi usar o trem saindo de Paris, são 2h20 e é possível encontrar passagens a partir de 25 euros, por trecho, no site Rail Europe.

De carro não sei se é uma boa opção para quem sai de Paris, já que são aproximadamente 500km e o aluguel do carro não sairia um valor muito acessível.

No entanto, caso sua escolha seja ir de carro, o que pode ser legal caso esteja saindo da Suíça (por estar bem mais perto), pode aproveitar para fazer a rota de vinhos que é bem famosa.

DCIM104GOPROG3014266.


Quanto tempo ficar em Estrasburgo e Colmar cropped-cropped-img_0429.jpg


Como a ideia era apenas dar uma passada rápida nestas cidades, traçamos o seguinte roteiro: saímos bem cedo de Paris com destino a Colmar, passamos o dia lá, dormimos em um apartamento escolhido no Airbnb (diária de 300 reais para 4 pessoas) e, no dia seguinte, pegamos um trem para Estrasburgo cedinho. Passamos o dia em Estrasburgo e pegamos um dos últimos trens noturnos de volta para Paris. 

É claro que não deu para conhecer tudo, mas esta nunca foi a ideia, conhecemos os pontos turísticos principais e já achamos que foi bem legal. Então se quiserem fazer o mesmo, saibam que não fica tão corrido e que dá pra ser divertido!

Foto 15-03-2018 13 50 57


O que visitar em Estrasburgo e Colmar cropped-cropped-img_0429.jpg


As duas cidades são relativamente pequenas, sendo que os pontos turísticos são bem próximos uns dos outros. Assim, entendemos que dá pra fazer tudo a pé tranquilamente.

Em Colmar:

Igreja de Saint Martin

Igreja bastante imponente e com uma arquitetura que chama a atenção

Maison des Têtes

Uma bela casa que data de 1609 com vários rostos esculpidos na fachada. É também um hotel e um restaurante.

Petit Venice

A “pequena Veneza” é o nome dado ao curso do rio Lauch, com suas casinhas coloridas não tem como não se encantar.

Foto 09-02-2017 23 02 06

Maison Pfister

Foi construída em 1537 por um rico fabricante de chapéus e é onde funciona um restaurante bem conceituado.

Museu Bartholdi

Casa onde morou Auguste Bartholdi, escultor que criou a estátua da liberdade.

Em Estrasburgo:

Catedral de Estrasburgo

Sua construção terminou em 1439 e foi, por muitos anos, a maior catedral do mundo. Hoje ocupa a quarta posição.

DCIM104GOPROG3074321.

Palais des Rohan

Fica no centro de Estrasburgo e é onde se localizam os três principais museus da cidade: o Museu Arqueológico, o Museu de Artes Decorativas e o Museu de Belas Artes .

Petite France

É um lindo bairro histórico da cidade, com casinhas coloridas e canais. Faz parte do patrimônio mundial da Unesco.

DCIM104GOPROG2964227.
Amigos queridos Valter e Mona que nos acompanharam nessa viagem fantástica

Ponts couverts

As pontes cobertas foram construídas de 1230 a 1250 no rio III para defender Estrasburgo contra ataques vindos desta direção.

Foto 11-11-2017 10 02 13

Place Kléber

É a praça central da cidade e também considerada patrimônio mundial da Unesco.

Barrage Vauban

A barragem foi construída de 1686 a 1690 com a principal função de, no caso de um ataque, elevar o nível do rio III e, assim, inundar todas as terras ao sul da cidade, tornando-as intransponíveis para o inimigo.


Então, citamos alguns dos pontos turísticos, mas confesso que fomos sem nada “anotado”, simplesmente nos perdemos (propositalmente) pelas ruas charmosas de cada cidade e foi incrível.

Como fomos em dezembro, estava muito frio, muito frio mesmo, pegamos temperatura de -5ºC, então aconselhamos a irem bem agasalhados, caso visitem a região na mesma época. Informações a mais sobre o clima e o que levar, você encontra no post de Paris.

No entanto, apesar do frio, as cidades estavam encantadoras com suas decorações natalinas… Havia feirinhas com produtos locais e um maravilhoso vinho quente que ajudava a aquecer!

Foto 15-03-2018 13 50 38
Decorações fofas natalinas

Espero que as dicas tenham ajudado a conhecer um pouco mais dessas cidades lindinhas, qualquer sugestão ou dúvida é só deixar um recado! 😉

Foto 09-02-2017 23 02 16

2 comentários »

Deixe uma resposta